Turismo

Covid-19: turismo receptivo dribla recomendações e atrai viajantes para AL

Alagoas tem quatro casos confirmados de coronavírus, todos importados

Por 7Segundos 20/03/2020 12h12
Covid-19: turismo receptivo dribla recomendações e atrai viajantes para AL
Praia de Jatiúca, em Maceió - Foto: GuiaViagensBrasil/Ricardo Junior Fotografias

Mesmo com as recomendações impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), acatada por gestores municipais e estaduais - a fim de evitar a proliferação do coronavírus (Covid-19) que acomete boa parte da população mundial -, representantes de agências, agentes e guias de turismo contam com a esperteza para continuar a vender passeios. Não é difícil entrar nas redes sociais e ver profissionais  atraindo visitantes para Alagoas.

No grupo do Facebook 'Maceió Turismo - Dicas de Passeios , Restaurantes &  Locação por temporada', turistas questionam sobre a pandemia que assola Alagoas, que até o último balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado nesta quinta-feira (19), soma quatro casos confirmados de coronavírus. "Viajo no sábado para Maceió, quem está aí e como estão as coisas e movimento por conta do Corona?", questiona uma internauta.

Entre as respostas, alguns internautas recomendam que aqueles que tem viagem marcada para o Estado remarquem. "Pessoal vou remarcar minha viagem, graças a Um amigo do grupo que me ajudou com as informações necessárias", escreveu um internauta. Outros incentivam a vinda de turistas, em sua maioria, receptivos. "Em Maceió tá bem tranquilo não foi registrado nenhum caso ainda o problema é Guarulhos que não tá tendo controle nenhum que recebe gente de toda parte do mundo", disse outro.

O 7Segundos contatou a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), da prefeitura de Maceió, e questionou sobre as providências a serem tomadas em relação aos receptivos.

A Semtel informou que empresas do setor turístico estão em uma campanha nacional para que os turistas adiem as viagens, porque entendem que esse, definitivamente, não é o momento para viajar. E reforçou, ainda, que a maioria dos receptivos estão encerrando as atividades em Maceió, visto que muitos turistas estão cancelando reservas.

"A Prefeitura nem o Governo do Estado ainda não decretou medidas específicas para essas questões, mas a Semtel está em diálogo com as entidades representativas do trade turístico, justamente para endossar essas medidas preventivas e de conscientização dos turistas, da população e dos receptivos", informou a Semtel.