Saúde

Coronavírus: Hospital Helvio Auto suspende visitas e aplica plano de contingência

Como referência para casos graves da Covid-19, HEHA limita circulação de pessoas em ambientes comuns da instituição

Por Agência Alagoas 20/03/2020 12h12
Coronavírus: Hospital Helvio Auto suspende visitas e aplica plano de contingência
Hospital definiu plano de contingência e uso de EPIs adequados por setor, como determina o Ministério da Saúde - Foto: Ana Paula Tenório

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) - localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió - e unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), informa que, a partir desta sexta-feira (20), estarão suspensas, por tempo indeterminado, as visitas a pacientes internos em suas enfermarias. A medida faz parte do plano de contingência da unidade para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Por meio do memorando 08/2020, de 19 de março de 2020, e Gerência Geral determinou a redução da quantidade de pessoas circulando dentro das áreas comuns da instituição. A medida visa aumentar a segurança de pacientes, visitantes e servidores. O hospital, que é referência para casos graves da Covid-19 em Alagoas, construiu um plano de contingência interno para todos os setores a fim de minimizar, ao máximo, o risco de disseminação de coronavírus e outras infecções.

Nas enfermarias de internação será permitida a presença de um acompanhante, nos casos previstos em lei (pacientes menores de 16 anos ou acima de 60 anos). Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será permitido que apenas uma pessoa venha receber o boletim médico diário informado pelo médico plantonista da UTI, a partir das 15h. Também está suspensa a visita ampliada a pacientes da UTI.

Os acompanhantes que estiverem liberados para permanecer com seus pacientes não podem estar no grupo de risco (acima de 60 anos), estarem gestantes ou apresentando qualquer quadro de síndrome viral.

Também está suspensa, por tempo indeterminado, qualquer visita de grupos e cerimônias religiosas dentro da instituição.

Os quadros clínicos e as informações sobre os pacientes vão ser repassados normalmente pelo Serviço Social da instituição pelo telefone 3315 6200.