Saúde

“Fiquem em casa, evitem o contágio”, apela governador Renan Filho

Medida é essencial para retardar a velocidade de contágio da Covid-19

Por 7Segundos 20/03/2020 13h01
“Fiquem em casa, evitem o contágio”, apela governador Renan Filho
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

Ao anunciar novas medidas para a contenção e o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), em Alagoas, nesta sexta-feira (20), o governador Renan Filho (MDB) apelou para que a população, principalmente idosos, evitem sair de casa. Por determinação do Governo do Estado, a partir da meia noite de hoje todas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe deverão ficar em casa durante 14 dias.

"O isolamento social é a medida mais eficaz para prevenção. Fiquem em casa, evitem o contágio; protejam os idosos, que são mais vulneráveis; lavem as mãos sempre que for possível; e sigam as orientações das autoridades sanitárias", apelou Renan Filho.

Entre as outras medidas para a contenção e o enfrentamento ao coronavírus também estão o fechamento por 10 dias de lojas ou estabelecimentos que pratiquem o comércio ou prestem serviços de natureza privada. Segundo o governador, eles poderão funcionar por meio de serviços de entrega, inclusive por aplicativo. Deverão ser fechados ao público igrejas, templos religiosos, museus, cinemas e outros equipamentos culturais, públicos e privados; academias, clubes, centros de ginástica e congêneres.

A medida serve também para feiras e exposições e à indústria, à exceção daquelas do ramo farmacêutico, químico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, gás, energia, água mineral, produtos de limpeza e de higiene pessoal, bem como os respectivos fornecedores e distribuidores. O decreto estabelece, também, a suspensão da frequência a barracas de praia, lagoa, rio e piscinas públicas ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam a aglomeração de pessoas.

Fica suspensa, ainda, a operação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, regular e complementar, assim como o serviço de trens urbanos.

A exceção fica para os supermercados, farmácias e estabelecimentos de saúde.