Meio ambiente

Covid-19: Prefeitura orienta sobre descarte adequado na quarentena

População deve ter cuidado ao descartar resíduos provenientes da prevenção

Por Secom Maceió 21/03/2020 09h09
Covid-19: Prefeitura orienta sobre descarte adequado na quarentena
Garis fazem apelo à população por descarte adequado e consumo consciente - Foto: Secom Maceió

Com o período de quarentena em decorrência do novo coronavírus, é necessária a adoção de hábitos que poderiam ser adotados no dia a dia como contribuição ao bem-estar comum. Em casa, por exemplo, uma das colaborações do cidadão diz respeito ao consumo consciente, o reaproveitamento de alimentos e o descarte adequado, que são ainda mais necessários neste momento de quarentena devido ao volume de resíduos que deve aumentar pela quantitativo de pessoas em isolamento, conforme determinam os decretos municipais e estaduais.

Coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o trabalho de limpeza urbana continua normalmente por se tratar de um serviço essencial à população e à manutenção da saúde pública, sendo um dos pilares do saneamento básico, portanto ininterrupto.

Titular da pasta, Gustavo Torres chama a atenção, sobretudo, em relação ao descarte dos resíduos para proteção ao novo coronavírus utilizado no dia a dia. “Assim como as pessoas se protegem com a utilização de álcool gel, luvas, máscaras e lenços umedecidos, lenços descartáveis ou papéis com secreção, é importante ter atenção ao descartar todo esse resíduo e os recipientes, que neste período, por precaução, se torna em grande volume. A orientação é acondicionar tudo em um saco separado do lixo comum, amarrar bem antes de descartar e, se possível, identificar”, destacou.

O superintendente fala, ainda, sobre os descartáveis. “Em hipótese alguma esse material utilizado na prevenção deve ser misturado aos descartáveis destinados à coleta seletiva. É algo simples, uma separação que pode se tornar hábito rotineiro, mas que neste momento se torna também uma forma de proteger aqueles que estão nas ruas, pelo bem comum, protegendo a nossa saúde por meio de um serviço essencial a todos”, completa o gestor.

Para a redução dos resíduos, segundo Torres, é importante o consumo consciente, o reaproveitamento e o descarte somente do que é extremamente necessário. O titular da Sudes ressalta ainda que o serviço de coleta permanece normal em toda a cidade e pede a colaboração da população em relação aos horários. “É importante que o lixo somente seja disposto perto do horário de coleta, que já é de conhecimento de todo cidadão”, acrescenta.

Serviços

A solicitação de serviços da Sudes em relação à limpeza urbana, neste período de quarentena, somente pode ser feito por telefone ou internet. Para facilitar o atendimento ao cidadão, o órgão disponibilizou os seguintes canais: o número 0800 082 2600, o Whatsapp 98802-4834 e o email [email protected]. Basta entrar em contato e protocolar a solicitação para que a demanda seja atendida.