Saúde

Maceió: campanha de vacinação contra a influenza inicia na segunda (23)

Usuários com quadros de febre e sintomas respiratórios só podem se vacinar após a melhora

Por Redação, com assessoria 21/03/2020 13h01
Maceió: campanha de vacinação contra a influenza inicia na segunda (23)
Vacinação contra influenza inicia nesta segunda (23) para idosos e trabalhadores da saúde. - Foto: Secom Maceió

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada este ano e iniciará nesta segunda-feira (23). Com o objetivo de reduzir as complicações, internações e mortalidades em decorrência das infecções causadas pelo vírus da influenza, idosos (acima dos 60)  trabalhadores da saúde serão imunizados na primeira fase da ação nas Unidades Básicas de Saúde de Maceió.

De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Eunice Amorim, a intenção é utilizar a parte externa das unidades. “Nós estamos desenvolvendo uma dinâmica que permita que os pacientes sejam vacinados sem aglomerações em ambientes fechados. Ainda na próxima semana pretendemos estender a vacinação para postos volantes”, menciona.

Eunice explica, ainda, a contraindicação da vacina para usuários doentes. “Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição”.

Para idosos acamados, a vacinação será realizada em casa, após agendamento junto a Gerência de Imunização, que pode ser feito no número 3312-5589. Já os profissionais da área da saúde, também serão imunizados em seus locais de trabalho.

Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para o coronavírus. A segunda fase da campanha começa dia 16 de abril, e será voltada para professores, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais.

A vacinação imuniza contra três tipos do vírus da influenza e segue até o dia 22 de maio, tendo no dia 9 de maio o Dia de Mobilização Nacional. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada público-alvo.