Geral

Dia Mundial da Água: serviço da Casal é essencial para prevenir o coronavírus

Água potável da Companhia é a arma mais acessível para a prevenção da Covid-19

Por Assessoria 22/03/2020 11h11
Dia Mundial da Água: serviço da Casal é essencial para prevenir o coronavírus
Agua Potável - Foto: Reprodução

Neste domingo, 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) aproveita para reforçar que a água é a “arma” mais acessível para se prevenir do novo coronavírus, que está causando uma pandemia global. Por essa razão e por prestar um serviço que é essencial para a humanidade, os profissionais da Casal continuam trabalhando todos os dias para garantir que a água chegue às casas das pessoas.

A água potável distribuída pela Companhia atende a 77 cidades de Alagoas e a mais de 500 comunidades rurais. De acordo com profissionais da saúde, lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia é a primeira atitude que se deve adotar para se evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).

O líquido entregue diariamente pela Casal é, portanto, a arma mais acessível e prática para a prevenção. Nos últimos meses, obras e melhorias efetuadas pela empresa garantiram reforço no abastecimento. Algumas delas beneficiaram Maceió, resultando em aumento de 400 mil litros de água por hora.

Isso foi possível porque, no verão deste ano, a Companhia reforçou dois sistemas. No Pratagy, responsável por atender 40% da capital, houve aumento do barramento da captação, manutenção dos conjuntos motobombas e incremento das fiscalizações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para combater a retirada clandestina de água do rio Pratagy no trecho anterior à captação da Casal.

Essas medidas resultaram num aumento de produção de 199 mil litros de água por hora, o que significa mais água retirada do manancial e enviada para a Estação de Tratamento Josué Palmeira (ETA Pratagy), no Benedito Bentes, onde ela é processada antes de ser distribuída à população.

As regiões atendidas por esse sistema são: Benedito Bentes, Farol, Jacintinho, Poço, Jaraguá, Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde, Mangabeiras e Cruz das Almas.

Já no Sistema Cardoso, que produz água para 15% da área atendida pela Casal na capital, o aumento de produção foi de 202 mil litros por hora (ou 202m³/h). O que contribuiu para isso foi uma nova captação instalada pela empresa com uma nova adutora.

A nova unidade que capta água fica num manancial da antiga Fábrica Carmem, em Fernão Velho. De lá, o líquido é enviado por meio da nova adutora, de 700 metros de extensão e 300mm de diâmetro, para o aqueduto já existente. Esse aqueduto recebe a água do manancial do Catolé, e agora também do manancial de Fernão Velho, e a conduz até a ETA, situada no bairro Bebedouro, para que seja feito o tratamento.

São as seguintes as áreas beneficiadas com esse reforço na produção pelo Sistema Cardoso: Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Centro, Ponta Grossa, Prado, Levada, Vergel do Lago e toda a Orla Lagunar.

Neste Dia Mundial da Água, a Casal mantém diuturnamente suas atividades de campo para garantir água potável aos alagoanos de 77 cidades.