Saúde

Alagoas permanece com sete casos confirmados do novo coronavírus

Números foram divulgados neste domingo

Por 7Segundos, com Assessoria 22/03/2020 19h07
Alagoas permanece com sete casos confirmados do novo coronavírus
Alexandre Ayres reforçou que o resultado dos exames da Covid-19 será divulgado com mais agilidade - Foto: Carla Cleto

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, informou neste domingo (22) que Alagoas permanece com sete casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Ele divulgou a informação por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Os sete casos confirmados do novo vírus são todos de Maceió. Os números são os mesmos dos divulgados no último sábado. Alexandre Ayres comemorou que não houve aumento e reforçou o pedido para que as pessoas respeitem o decreto de emergência do Governo do Estado e permanecem em casa.

Em relação à possível origem da infecção dos casos confirmados, seis relataram deslocamento para outros países e um mencionou contato próximo de caso confirmado no estado de São Paulo.

Os contatos dos casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe do Cievs/Sesau (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e das vigilâncias em saúde dos respectivos municípios.

 

As pessoas com histórico de viagem recente ao exterior devem ficar, obrigatoriamente, em isolamento domiciliar por 14 dias a partir da data de desembarque em Alagoas. A regra serve também para quem apresentar sintomas de gripe, mesmo que sejam leves. As novas medidas foram determinadas pelo Governo de Alagoas em decreto dessa sexta-feira (20).

 

A Secretaria de Estado da Saúde tem reiterado a necessidade de que as pessoas com histórico de viagem recente aos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte e/ou que tenham tido contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e não apresente sintomas também permaneça em casa em isolamento voluntário.

No caso de apresentar sintomas respiratórios e febre, deve-se buscar atendimento em unidade de saúde, hospitais privados ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Em investigação – Dos 85 casos em investigação, a maioria deles – 65 -, estão localizados em Maceió. Arapiraca tem 04 casos; Barra de Santo Antônio tem 01; Barra de São Miguel, 01; Cajueiro, 01; Ouro Branco, 02; Penedo, 01; Rio Largo, 01; São Miguel dos Campos, 01; Flexeiras, 01; Satuba, 01; Inhapi, 01; Maribondo, 01; Pilar, 01; Piaçabuçu, 01; Mata Grande, 01; e Porto real do Colégio, 01.