Saúde

Hospital Universitário desmente boatos de pacientes com coronavírus

Áudio veiculado sobre proliferação de coronavírus não é sobre o hospital de Maceió

Por Redação, com assessoria 23/03/2020 10h10
Hospital Universitário desmente boatos de pacientes com coronavírus
Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) - Foto: Google

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas informou, neste domingo (22), que não possui, até o momento, nenhum caso comprovado ou suspeito de coronavírus (Covid-19) na unidade de saúde. O HU fez esclarecimento após circulação de um áudio em grupos de WhatsApp, no qual uma funcionária faz um alerta sobre a lotação de pacientes contaminados pelo Covid-19.

"O HU resolver fazer o esclarecimento após circulação de um áudio em grupos de WhatsApp, no qual uma funcionária do Hospital Universitário, sem especificar a cidade onde o mesmo estaria localizado, faz um alerta sobre a lotação de pacientes contaminados pelo Covid-19 e informando que a situação teria saído do controle", esclareceu o HU.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o superintendente do HU de Maceió, Célio Rodrigues, esclarecem que o fato citado no áudio divulgado não se refere ao Hospital Universitário alagoano. “Nosso HU não recebeu nenhum paciente com suspeita nem com contaminação por coronavírus”, informou Tonholo.

Medidas de prevenção ao Covid-19

O HU da Ufal preparou medidas para o combate ao coronavírus, entre elas o planejamento da construção de leitos específicos para receber pacientes diagnosticados com o Covid-19. A unidade hospitalar planeja novas práticas que visam a garantia da segurança da população e de seus trabalhadores e já apresentou plano de contingência e o fluxo de atendimento para casos suspeitos.

Por conta da pandemia do coronavírus, o HU da Ufal suspendeu temporariamente as visitas a pacientes internados, mas manteve a garantia do acompanhante para quem está internado, nos casos previstos em lei, exceto quando em isolamento.

O Hospital também criou o Grupo de Trabalho (GT) para o “Enfrentamento do Coronavírus”, formado por profissionais de várias áreas e responsável por gerenciar as normativas adotadas na instituição, neste período de combate ao Covid-19.