Alagoas

Sesau rebate acusações sobre supostos testes negados de covid-19

Médicos usaram as redes sociais para relatar casos. Órgão nega.

Por 7Segundos 23/03/2020 16h04
Sesau rebate acusações sobre supostos testes negados de covid-19
Sede da Secretaria de Saúde de Alagoas - Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

Depois que o Governo do Estado anunciou que Alagoas passou um dia sem ter aumento nos casos de coronavírus, médicos que trabalham nos hospitais públicos denunciaram que testes para detectar a doença estariam sendo negados.

Um dos profissionais disse que ligou para Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e relatou sobre um paciente internado há três dias, com febre, insuficiência respiratória e precisou ser entubado, mas teria o teste negado por ser do interior. E que casos como esse estariam ocorrendo no Hospital Geral do Estado (HGE).

Entramos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) que nos informou que as pessoas que estão buscando as unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com os sintomas do novo coronavírus estão recebendo o devido atendimento.

“As coletas são realizadas e encaminhadas para análise do Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL). Os resultados dos exames são liberados em 48h e enviados às unidades onde o paciente esteve para coleta”, informaram.

No dados oficiais do Governo, Alagoas tem sete casos confirmados, sendo que o primeiro, um senhor de 42 anos que retornou da Itália no dia 03 de março, já está recuperado.