Comportamento

Maceioenses comentam sobre namoro em tempo da quarentena

O período de reclusão serve de alerta para importância de prevenção ao vírus

Por 7Segundos 24/03/2020 13h01
Maceioenses comentam sobre namoro em tempo da quarentena
Restaurante contra o coronavírus - Foto: Reprodução

Na última semana, com a pandemia do coronavírus, a população teve que se adaptar a diversas situações. Ao mesmo tempo sob uma forte enxurrada de informações, novas determinações e mudanças alteraram as rotinas dos alagoanos. Inclusive atraves de medidas de prevenção de contagio e de enfrentamento emergencial em vigência atualmente no estado.

Os decretos determinam a suspensão das atividades em Instituições de ensino, bares, restaurantes, academias, shopping centers, entre outros. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento seguindo mecanismos de segurança. 

Devido a isso, a população também está em alerta para a necessidade de reclusão. Campanhas nas redes sociais como a #FiqueEmCasa são difundidas a cada segundo. Mas, como é que fica aqueles casais apaixonados ? O que eles têm feito para diminuir as distancias?   

O distanciamento tem sido a forma mais eficiente para evitar o contágio e o período previsto para a reclusão ainda não é certo. Para Jessica Lima, estudante de Psicologia, ficar longe do namorado têm a feito pensar sobre a importância de cuidar de quem se ama de fato "Esses dias longe dele, não são fáceis, mas a tecnologia ajuda a gente a se manter conectados, é claro que nada substitui um abraço, mas quando essa pandemia passar nós vamos estar juntos de novo e o mais importante agora é se cuidar mesmo e ficar longe desse vírus que tem matado tanta gente pelo mundo", disse ela. Ao ser questionada sobre os meios de manter contato, Jessica relatou que as redes sociais são grandes agentes para estar por perto "A gente inventa de tudo, faz vídeo chamada, ligamos um para o outro antes de dormir, inclusive começamos uma serie juntos e ficamos conversando sobre ela durante a madrugada,apesar da saudade, saber que ele esta bem, me deixa nais tranquila", acrescentou.

Já para a pedagoga, Gabriela Santos, os dias de quarentena longe de seu namorado têm sido uma tortura, ja que o mesmo  é enfermeiro e têm estado em contato direto com a população, "Existem, dois fatos que me preocupam, primeiro ele está em contato com pessoas doentes e o segundo é o medo dele ser contaminado por esse vírus,mas apesar disso tenho consciência de que o trabalho dele é muito importante para sociedade e que essa pandemia não vai durar para sempre, por enquanto nos comunicamos por mensagens e nos ligamos, a saudade e a preocupação estão grandes, mas acredito que tudo ficará bem, muito em breve", disse ela. 

Veja algumas dicas para prevenir a infecção pelo coronavírus:

  • Lavar as mãos com bastante frequência e ter sempre álcool em gel à disposição, para momentos em que não tiver acesso à banheiros;
  • Manter o que se chama de etiqueta respiratória, ou seja: não tocar mucosas de olhos, nariz e boca, para evitar o contato com o vírus e infecções. Outra medida é cobrir a boca com o braço ao tossir ou respirar. Não se deve usar as mãos nessas horas, uma vez que será preciso usá-las para abrir portas, por exemplo, que ficarão contaminadas e transmitirão o vírus para a próxima pessoa que abri-las;
  • Cuidar da alimentação e da hidratação. Essa medida é importante para manter-se saudável e garantir uma boa resposta imunológica;
  • Não dividir copos e talheres;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;