Geral

Seplag estabelece regulamentação do teletrabalho para órgãos do Executivo

Servidores vão contar com suporte e apoio técnico ao desenvolvimento das atividades no novo modelo de trabalho

Por Agencia Alagoas 24/03/2020 14h02
Seplag estabelece regulamentação do teletrabalho para órgãos do Executivo
Diario oficial - Foto: Reprodução

Em atendimento ao Decreto Estadual n° 69.541, que declara a situação de emergência em Alagoas, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) estabeleceu, por meio de Instrução Normativa publicada em Diário Oficial, as diretrizes que os órgãos e entidades do Executivo devem seguir para a implementação do regime de teletrabalho na administração pública. As medidas devem ser aplicadas enquanto perdurar o ponto facultativo presencial para o funcionalismo alagoano.

Segundo o documento, a Seplag, por meio da Superintendência de Modernização e Gestão da Qualidade (Sumoge), da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), bem como os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) serão os responsáveis por toda a operacionalização e gestão do processo de teletrabalho.

“Vamos dar todo o suporte necessário para que os servidores consigam desempenhar suas atividades sem muitas dificuldades, inclusive com apoio na utilização dos sistemas e na instalação e utilização das ferramentas propostas para a concretização desse trabalho remoto, por isso é muito importante que todos estejam bastante integrados a esses setores que estarão à frente dessa implementação”, explica o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Conforme a publicação, a partir de agora, para que se dê continuidade aos procedimentos do Estado, os servidores devem contar com o auxílio de ferramentas e serviços como o Teams, o Virtual Private Network (VPN) e o Sistema Eletrônico de Informações (Sei), que já é bastante utilizado nos trâmites processuais de toda a administração pública.

“Sabemos que é uma mudança repentina e expressiva para a maioria dos servidores, mas já iniciamos esse modelo com alguns órgãos decisivos nesse cenário e conseguimos visualizar o comprometimento de todos que estão envolvidos no processo. Não temos dúvidas de que, com o engajamento de cada um, vamos conseguir dar seguimento a todos os trâmites do Estado, como temos feito, proporcionando a estrutura necessária para ultrapassarmos esse momento”, pontua o titular da Seplag.

Para ter acesso e saber mais sobre a Instrução Normativa do teletrabalho em Alagoas, basta clicar aqui.