Alagoas

Seris distribui álcool 70% nas unidades prisionais de Alagoas

Produto fortalece prevenção ao coronavírus entre profissionais e reeducandos

Por Agencia Alagoas 24/03/2020 16h04
Seris distribui álcool 70% nas unidades prisionais de Alagoas
Antes de distribuir para as unidades prisionais, reeducandos higienizaram garrafas pet usadas para armazenar o álcool - Foto: Reprodução

Preocupada em reforçar as ações de prevenção ao coronavírus no âmbito do sistema prisional alagoano, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) distribuiu, nessa segunda-feira (23), 1 mil litros de álcool 70% entre as unidades do complexo penitenciário de Maceió e o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano. Doado pela Usina Caeté, o material foi entregue aos responsáveis por cada unidade, já sendo utilizado pelos policiais penais, profissionais da saúde e demais servidores em meio à pandemia da Covid-19.

A policial penal Cinthya Moreno é gerente de Educação, Produção e Laborterapia da Seris. Ela explica como se deu o processo de distribuição. “Os chefes de cada unidade ficaram responsáveis por recolher garrafas pet para o armazenamento do álcool que nos foi doado. Já os reeducandos, devidamente munidos dos equipamentos de proteção individual (EPIs), higienizaram todo o material. Após este procedimento, iniciamos a distribuição junto aos mais diversos setores, como Corregedoria, Central de Alternativas Penais, entre outros”, explicou a gerente.

Para Moreno, a iniciativa vai contribuir sobremaneira para a higienização dos ambientes com grande fluxo de pessoas. “Além de reforçar a limpeza nas unidades, ainda conseguimos ceder parte do álcool doado ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), ao programa Ronda no Bairro e à Casa de Ranquines, instituição que acolhe idosos, moradores de rua e crianças em situação de vulnerabilidade social”, emendou a policial penal.

Já nesta terça-feira (24), foi a Casa de Ranquines a agraciada com 100 litros de álcool 70, 10 potes de margarina e 240 pães produzidos no complexo penitenciário. E o detalhe é que os alimentos serão entregues diariamente pela Seris, enquanto durar o decreto de emergência do governo estadual – que intensificou as medidas para contenção e enfrentamento ao coronavírus.

“Agradecemos à Seris por abraçar a nossa causa. Esta doação foi providencial, principalmente pelo fato de ainda não sabermos ao certo quanto tempo vai durar esta quarentena. Com ações continuadas como esta, iremos suprir duas necessidades: a de limpeza, já que recebemos o álcool apropriado para tal, e a de alimentação das pessoas que assistimos”, comentou o secretário-geral do Setor Juventude da Arquidiocese de Maceió, Cauê Mota, que recepcionou a equipe da Seris durante a entrega dos insumos.

PARCERIA

E a parceria com a empresa do setor sucroalcooleiro promete render mais bons frutos. Segundo o assessor jurídico da Usina Caeté, Paulo Ramalho, o objetivo é estender sua função social e, com isso, fortalecer o combate ao novo coronavírus. “Além de resguardar a saúde de nossos colaboradores, também doamos álcool 70 à Secretaria de Assistência Social de Maceió e a prefeituras, como a de São Miguel dos Campos, que o distribuiu para a Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa de Misericórdia e Lar de Idosos. Nossa diretoria também visa o bem comum ao doar um produto que fabricamos. Não poderia ser diferente neste momento de tamanha necessidade”, analisou Ramalho.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, por sua vez, agradeceu à direção da usina e assegurou que a gestão prisional segue adotando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, como preconizam Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde (Sesau). “Agradeço também ao secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias, que viabilizou esta parceria. E seguimos fazendo a nossa parte. Com esta doação, vamos reforçar a higienização de detectores de metais, mesas, cadeiras, entre outros objetos de uso contínuo. Este ato de solidariedade do ente privado para com o público é muito importante no sentido de preservar a saúde de todos”, afirmou o secretário.