Utilidade Pública

IMA disponibiliza serviços online para atendimento à população

A modernização do Instituto permite atender às necessidades da população por meio de serviços exclusivos ou aplicativos de mensagens

Por Assessoria 24/03/2020 08h08
IMA disponibiliza serviços online para atendimento à população
Ima Alagoas - Foto: Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) continua atendendo a população por meio de sistemas online. As medidas foram tomadas com base no Decreto Nº 69.541/2020 que determinou estado de emergência e estabeleceu medidas preventivas para conter a disseminação do coronavírus.

Os serviços estão disponíveis através do site: ima.al.gov.br.

Licenciamento e Fiscalização

A fiscalização está em campo, em regime de plantão, tomando todas as precauções necessárias e indicadas pelo decreto. O Instituto fornece máscaras e álcool 70° aos fiscais.

No Portal Ambiental é possível abrir e acompanhar os processos delicenciamento. O link específico https://licenciamento.ima.al.gov.br permite verificar a lista de documentos necessários para cada tipologia de empreendimento, e ainda o passo a passo que deverá ser seguido pelo interessado.

Recentemente, oPortalincorporou processos derivados da Fiscalização, para atender a demanda antes presencial. É possível fazer defesa de auto de infração, defesa de notificação ou intimação e atendimento de condicionante de licenças.

Todas as licenças e autorizações ambientais podem ser conferidas e baixadas, através do site. Basta clicar no banner que vai redirecionar para o o link:http://consulta.ima.al.gov.br/inicio, inserir o CNPJ ou CPF e o número do processo.

Herbário

Diante das medidas de contenção do vírus, as visitas ao Herbário MAC e ao Jardineto do IMA foram suspensas. Mas uma forma de consultar o acervo botânico é acessando o Reflora e o Splink, que mantém a coleção disponível e atualizada.

Para a consulta do acervo do Herbário MAC, acesse: http://www.splink.org.br/index?lang=pt ou http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/PrincipalUC/PrincipalUC.do;jsessionid=7C271F1DFBDE3DACA1C674876879EF70.

Laboratório e Gerenciamento Costeiro

Os orçamentos de coletas de análises de água e entregas de resultados continuam sendo feitos pela Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab). As atividades podem ser solicitadas através do contato (82) 98808-5501.

O atendimento do Gerenciamento Costeiro (Gerco) está sendo feito por meio do (82) 98833-9108, e nas necessidades de intervenção em campo, a equipe vai junto com a Fiscalização do IMA.

Fauna, Flora e Unidades de Conservação

Enquanto que a Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) mantém os serviços de atendimento e análise de processos através de sistema online. A equipe também se encontra disponível por email: [email protected] e [email protected], oupelo número (82) 98823-2204.

Financeiro, Administrativo e Jurídico

A Gerência de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade (Gepof), Coordenadoria Jurídica (COJ) e Gerência Executiva Administrativa (GEADM), que são setores de organização interna do IMA também mudaram suas rotinas de funcionamento para atender as demandas da população. 

A Gepof continua a agir internamente através reuniões online, dentro do IMA ou com participação da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O setor atende a população também por chamada pelo número (82) 98878-9996 ou pelo email [email protected].

A COJ está fazendo o despacho jurídico e administrativos de processos organizados no sistema online DocGO. O setor recebe chamadas e mensagens através do número (82) 98833-0244.

A GEADM segue suas atividades e pode ser contatada por chamada e mensagens através do número (82) 98833-9418. O email [email protected] também está disponível para contato.

Contato geral

Para o contato geral, está disponível o novo número de WhatsApp: (82)98833-9407. Ao solicitar atendimento, uma mensagem automática é enviada com as opções para que o usuário escolha e seja encaminhado para o setor correspondente a demanda.

Todos os departamentos do IMA estão disponíveis para contato online, por meio do Whatsapp e do site, respeitando e mantendo as recomendações para conter o avanço do corona vírus.