Saúde

Sociedade de Infectologia vê discurso de Bolsonaro como 'temerário'

Entidade se disse preocupada e alertou para e gravidade da pandemia

Por G1 25/03/2020 10h10
Sociedade de Infectologia vê discurso de Bolsonaro como 'temerário'
Eduardo Bolsonaro reitera críticas à China, mas diz querer encontrar embaixador - Foto: Adriano Machado

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou hoje uma nota para rebater o discurso feito ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No comunicado, a entidade se disse preocupada e alertou para e gravidade da pandemia de coronavírus.

"Neste difícil momento da pandemia de Covid-19 em todo o mundo e no Brasil, trouxe-nos preocupação o pronunciamento oficial do Presidente da República Jair Bolsonaro, ao ser contra o fechamento de escolas e ao se referir a essa nova doença infecciosa como "um resfriadinho", afirmou. 

A SBI acredita que a declaração do presidente dá a falsa impressão de que o isolamento social é inadequado. Além disso, a entidade vê como temerário dizer que as mortes na Itália estejam relacionadas ao clima frio do inverno europeu. 

"Tais mensagens podem dar a falsa impressão à população que as medidas de contenção social são inadequadas e que a Covid-19 é semelhante ao resfriado comum, esta sim uma doença com baixa letalidade. É também temerário dizer que as cerca de 800 mortes diárias que estão ocorrendo na Itália, realmente a maioria entre idosos, seja relacionada apenas ao clima frio do inverno europeu", afirmou.