Economia

Pedidos de seguro desemprego nos EUA disparam e passam de 3 milhões

Crise causada pelo coronavírus desencadeou onda de demissões no país.

Por G1 26/03/2020 10h10
Pedidos de seguro desemprego nos EUA disparam e passam de 3 milhões
Estados Unidos irão exigir informações de redes sociais para liberar visto - Foto: Ilustração

O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos atingiram um recorde de mais de 3 milhões na semana passada, conforme medidas estritas para conter a pandemia de coronavírus paralisam o país, desencadeando uma onda de demissões que provavelmente puseram fim ao maior 'boom' de emprego na história norte-americana, segundo a Reuters.

Os pedidos iniciais de pedido-desemprego subiram para 3,28 milhões na semana passada, ante 282 mil na semana anterior. O volume supera em muito o recorde anterior de pedidos em uma única semana, em outubro de 1982, de 695 mil, segundo o Departamento do Trabalho dos EUA.

O número de pedidos feitos na semana passada é maior que o total de pessoas que recebiam o benefício na semana encerrada em 7 de março, de 2.006.363.

Segundo o departamento do Trabalho, o aumento no número de pedidos iniciais está ligado aos impactos da Covid-19.

"Quase todos os estados que forneceram comentários (sobre os dados) citaram impactos da Covid-19", diz o departamento em nota. "Os estados continuam mencionando o setor de serviços, especialmente de hospedagem e alimentação. Outros setores altamente citados pelos aumentos incluem saúde e assistência social; artes, entretenimento e recreação; transporte e armazenagem; e manufatura".