Saúde

Saúde amplia canais para agendar vacinação de idosos acamados

Agendamento também pode ser feito por e-mail e de forma presencial

Por Secom Maceió 26/03/2020 12h12
Saúde amplia canais para agendar vacinação de idosos acamados
Idoso acamados contam com mais dois canais para solicitar vacinação em casa - Foto: Neno Canuto

Com o objetivo de descongestionar a linha telefônica por onde estão sendo realizados agendamentos para a vacinação de idosos acamados contra a influenza, a Gerência de Imunização do Município criou mais dois canais de atendimento com o objetivo de facilitar o acesso da população a esse serviço.

O primeiro deles é o e-mail [email protected], para onde devem ser enviados dados como nome completo do paciente, endereço completo com ponto de referência, telefone e nome do responsável pelo idoso e indicação clínica que justifique a impossibilidade de locomoção do paciente até a unidade de saúde.

Se preferirem, os responsáveis pelo idoso também podem fazer esse agendamento de forma presencial. Basta se dirigir até a recepção do prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, de 8h às 14h. No local, os profissionais preencherão uma ficha com os dados do paciente e encaminharão as informações para a Gerência de Imunização, que fará o cadastro do paciente.

Camila Peixoto, enfermeira da Gerência de Imunização, reforça que o agendamento é apenas para idosos acamados. “Esse serviço é destinado apenas para os pacientes acima de 60 anos que não tenham nenhuma condição de se locomover até as unidades de saúde, não é para todos os idosos”, destacou.

Além desses dois novos canais, os agendamentos continuam a ser feitos pelo 3312-5589.

Campanha de vacinação

Antecipada por determinação do Ministério da Saúde, a primeira fase da campanha, que teve início no último dia 23 de março, é voltada a idosos e trabalhadores da saúde. A intenção é auxiliar os profissionais das unidades de saúde a descartarem a Influenza na triagem de casos para a covid-19 (coronavírus).

Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, serão imunizados professores, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos. As crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena e portadores de condições especiais serão vacinadas de 9 de maio, Dia D da campanha, até o dia 22 de maio. A meta da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza é vacinar, pelo menos, 90% de cada público-alvo.