Brasil

Homem com coronavírus é preso após circular por cidade sem máscara e luvas

Os agentes estiveram na casa dele e cumpriram o mandado de prisão domiciliar.

Por UOL 27/03/2020 14h02
Homem com coronavírus é preso após circular por cidade sem máscara e luvas
Sirene - Foto: Reprodução

Um homem de 38 anos com coronavírus foi preso na manhã de hoje por desobedecer ordem de isolamento social em Piratini (RS), a 345 quilômetros de distância de Porto Alegre. Ele foi visto ontem andando de carro pela cidade e indo na farmácia e supermercado sem máscara ou luvas. Conforme o delegado Rafael Brodbeck, foram recebidas 14 ligações telefônicas na unidade relatando a situação. Em conversa informal com os policiais, o homem negou que estivesse circulando pela cidade.

Os agentes estiveram na casa dele e cumpriram o mandado de prisão domiciliar. Os policiais tiveram cuidado de manter distância do homem e usar luvas e máscaras para evitar contágio. O delegado explicou para o UOL que a prisão domiciliar ocorreu para evitar pânico na população. "Não temos elementos suficientes para a medida mais dura. Essa medida é uma cautela necessária", salientou Brodbeck.

A partir de agora, policiais vão fazer rondas permanentes na casa. Um inquérito foi instaurado e agora os investigadores vão verificar as denúncias.

Segundo o secretário de saúde de Piratini, Diego Espíndola, o homem chegou acompanhado da esposa à cidade em 17 de março para visitar os pais. O casal viajou de cruzeiro em uma rota internacional, mas não se sabe por quais países passou. Na volta para o Brasil, desembarcaram em São Paulo e depois Porto Alegre antes de seguirem para Piratini. No dia seguinte, ele entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde após o casal apresentar sintomas do coronavírus. Foi coletado material genético no dia 20 de março para análise. O resultado saiu na última quarta-feira (25) confirmando a presença de covid-19 no organismo deles.

"A partir daquele momento [coleta do material] eles ficaram em isolamento. Depois de coletarmos o material, já notificamos o Ministério da Saúde", conta o secretário. Os pais do homem moram em uma casa em anexo e não apresentaram sintomas, mas estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. A idade deles não foi informada.

O nome o homem não está sendo divulgado pela Polícia Civil para preservá-lo. O órgão também não divulgou imagens da ação em decorrência da Lei de Abuso de Autoridade. Ainda segundo o delegado, o homem não tem advogado constituído.