Geral

Covid-19: número de passageiros de ônibus cai 75% em Maceió

Levantamento foi divulgado pela Fetralse, nesta segunda-feira (30)

Por Redação, com Fetralse 30/03/2020 10h10
Covid-19: número de passageiros de ônibus cai 75% em Maceió
Terminal de ônibus em Maceió - Foto: Assessoria

Para tentar barrar o avanço do novo coronavírus, a prefeitura de Maceió anunciou medidas que afetam o funcionamento do transporte público. Segundo levantamento da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros de Alagoas e Sergipe (Fetralse), divulgado nesta segunda-feira (30), a queda no número de passageiros chegou a 75% em Maceió, em oito dias de quarentena.

De acordo Fetralse, os dados compararam as duas últimas sextas-feiras em relação ao mesmo período das semanas anteriores ao fechamento do comércio, das escolas e de outras atividades não consideradas essenciais. A utilização da frota foi reduzida em 30% de sua capacidade. “Porém, como lidar com os custos de 70% frota em operação com uma demanda de apenas 22% do habitual?”, questionou o presidente da Fetralse, Alberto Almeida, apontando o risco do setor entrar em colapso.

“Isso tem preocupado as empresas de ônibus. A dificuldade em cumprir com as despesas do serviço diante da queda de demanda tem comprometido a continuidade da prestação do serviço pelo setor”, frisou ele. Só para custear a mão-de-obra e combustível é necessário 68% da receita de demanda habitual. E em Aracaju, já são 152 mil passageiros a menos por dia.

O levantamento mostra que as cidades de Aracaju e Maceió estão entre as realidades mais críticas de queda de demanda pelo Brasil. Outros destaques são Goiânia (GO) com 85%; Porto Alegre (RS) com 79%; cidades do interior de São Paulo e Salvador (BA) com 75% cada; e a região metropolitana de Belo Horizonte (MG) com 70%.

Gratuidades

Por outro lado, mesmo com as recomendações de que as saídas das pessoas às ruas devem ser evitadas ao máximo, o que tem refletido na queda geral de demanda, a utilização das gratuidades no transporte continua sendo intensa. Em 10 dias, entre pessoas com deficiência e idosos, em Maceió, mais de 55 mil desses usuários foram transportados.

Antes do período de quarentena por conta da pandepidemia, a média de passageiros idosos transportados por dia era de 1,2 mil e hoje se aproxima de 3 mil, isso representa um aumento de 140% da movimentação registrada em período que eles deveriam estar em isolamento social.