Geral

HGE registra 218 atendimentos e reforça apelo para doação de sangue

Unidade fez 17 cirurgias e reforça importância da doação de sangue para os procedimentos

Por Agencia Alagoas 31/03/2020 15h03
HGE registra 218 atendimentos e reforça apelo para doação de sangue
HGE Maceió, Alagoas - Foto: Carla Cleto/Sesau

O Hospital Geral do Estado (HGE) assistiu mais 218 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nessa segunda-feira (30). Quase 75% desse total estão relacionados a casos clínicos, representando exatos 164 atendimentos. A unidade também atendeu 38 vítimas de acidentes de trabalho, 11 de acidentes de trânsito, cinco pessoas agredidas e uma que sofreu um acidente de trabalho. No período, foram concedidas 127 altas médicas, 59 internações e 20 transferências.

O médico Paulo Teixeira, gerente do HGE, ressalta que 17 procedimentos cirúrgicos foram realizados pelas equipes dos centros cirúrgicos. Desse modo, o gestor apela que os alagoanos saudáveis compareçam ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal) doar sangue, pois uma única doação pode salvar até quatro vidas, fazendo toda a diferença principalmente nesse período de pandemia do novo Coronavírus.

“A necessidade pelo sangue de todos os tipos pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa, incluindo o doador. O HGE não para, atende muitos casos de acidentes, muitos enfermos que sofrem com hemorragia ou outras doenças que necessitam da doação. Então nós convidamos a todos os cidadãos que busquem o Hemoal, seja em Maceió ou Arapiraca, e pratique esse ato de amor, independente de quem estiver precisando”, argumentou o gerente.

Para doar, os interessados podem agendar a ida ao Hemoal, no objetivo de evitar aglomeração de pessoas, que fica em Maceió ao lado do HGE, no Trapiche da Barra; ou em Arapiraca, no Laboratório Municipal, que fica no Centro. Mais informações através dos telefones (82) 3315-2109 e 3539-8285, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. Em Maceió ainda é possível doar sangue aos sábados, das 8h às 17h.

Durante o período da pandemia, os doadores somente podem ter idades entre 16 e 59 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação é imprescindível levar documento de identidade com foto. São considerados doadores inaptos por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias.