Alagoas

Covid-19: Estados registram óbitos com mais de 40 casos. Alagoas com apenas 17

Veja a relação entre os infectados e as primeiras mortes pelo Brasil

Por Marcos Filipe Sousa 31/03/2020 16h04
Covid-19: Estados registram óbitos com mais de 40 casos. Alagoas com apenas 17
Daniel Fortes, secretário-geral CRF de Alagoas - Foto: Assessoria

A primeira morte decorrente da covid-19 em Alagoas anunciada nesta terça-feira (31) pelo Governo do Estado chama a atenção quando analisamos os casos nos demais estados que já registraram óbito.

Alagoas teve a sua primeira morte com 17 casos confirmados. Já o Estado de São Paulo, epicentro da pandemia no país, registrou a sua primeira vítima fatal no dia 17 de março com 314 positivos.

Analisando estados do Nordeste, a Bahia registrou sua primeira morte no dia 29 com 147 casos positivos, Pernambuco no dia 25 com 46 casos e o Ceará, o terceiro estado do país com mais casos, teve a sua primeira morte dia 26 após 211 infectados.

O infectologista Fernando Maia disse que a prevenção é a melhor arma para evitarmos uma explosão de casos e mortes. “Depende de todos nós mantermos os cuidados”.

Já para Daniel Fortes, secretário-geral Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, lembrou que a população tem que fazer a parte dela e defendeu o isolamento social.

“Pela natureza da doença, sabemos que os óbitos irão acontecer. A população tem que fazer a parte dela que é respeitar o distanciamento social e ficar em casa até que o Governo municipal, estadual e federal se estruturem para a epidemia que ainda está crescendo. Nesse momento, é essencial que se tome o máximo de cuidado, principalmente com a população de maior risco”, colocou.

- Quais são os cuidados que você deve ter:

- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal;

- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.