Saúde

Sesau lança nota sobre caso fatal de Covid-19 em Maceió

Idoso de 63 anos faleceu nesta terça-feira (31)

Por 7segundos 31/03/2020 18h06
Sesau lança nota sobre caso fatal de Covid-19 em Maceió
Sede da Secretaria de Saúde de Alagoas - Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) lançou uma nota sobre o caso da primeira vítima fatal de Covid-19 no estado. O Idoso de 63 anos estava internado, com respiração artificial, em um leito de tratamento intensivo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra. Ele era natural do estado do Acre e residia em Alagoas há seis meses. De acordo com uma postagem do governador Renan Filho, o idoso não tinha histórico de viagem.

Segundo a nota, em relatos descritos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), o paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Trapiche, na madrugada do dia 27 de março de 2020, após ter sido encaminhado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), com sintomas de falta de ar (dispneia) e histórico de febre que estava ocorrendo há cinco dias. O médico plantonista realizou todas as avaliações necessárias e ao perceber a gravidade da situação, o paciente foi entubado na própria UPA. 

Em nota, o Instituto Saúde e Cidadania – ISAC, gestor das UPAs, citou atendimento na UPA Trapiche, assim como nas demais unidade gerenciadas pelo Instituto, continua sendo feito normalmente, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Os profissionais que tiveram contato com o paciente seguiram todas as diretrizes oficiais e usaram os equipamentos de proteção individual determinados. Todos eles estão sendo monitorados e, caso apresentem sintomas, vão fazer o teste. Essa medida preventiva tem o objetivo de evitar resultados falso-negativos pela testagem precoce de Covid-19. O Instituto ISAC ressaltou ainda que está à disposição para dar os esclarecimentos necessários à imprensa e à população, por intermédio da Assessoria de Comunicação da unidade.

Leia nota na íntegra:

NOTA SESAU

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem a público prestar importantes esclarecimentos sobre o falecimento na madrugada de segunda-feira (30)  de um homem de 64 anos, natural do estado do Acre, em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Foi a primeira morte em decorrência do vírus em Alagoas.

Em relatos descritos pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Sesau, responsável pela notificação e investigação dos casos suspeitos da Covid-19 em Alagoas, o paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Trapiche, na madrugada do dia 27 de março de 2020, após ter sido encaminhado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), com sintomas de falta de ar (dispneia) e histórico de febre que estava ocorrendo há cinco dias.

Prontamente, o médico plantonista realizou todas as avaliações necessárias. Ao perceber a gravidade da situação, o paciente foi entubado na própria UPA. Graças ao Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19, colocando em prática a montagem de leitos intensivos nas UPAS, dotando os locais com os equipamentos para cuidados aos pacientes que chegassem com suspeitas do novo coronavírus.
Em relação à coleta, o paciente passou pelo procedimento de coletagem ainda no Hospital Geral do Estado (HGE). Posteriormente, a coleta foi encaminhada ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL). 

Após análise laboratorial, o resultado divulgado nesta terça-feira (31) testou como positivo para Covid-19 em um único teste feito pelo paciente. Segundo o prontuário médico, o paciente era hipertenso e diabético.