Saúde

Covid-19: Número de orientações feitas pelo Samu aumenta mais de 53%

Entre os dias 10 a 19 de março, o número 192 recebeu 11.094 ligações

Por Assessoria 01/04/2020 08h08
Covid-19: Número de orientações feitas pelo Samu aumenta mais de 53%
Samu Alagoas - Foto: Carla Cleto

Uma das atribuições dos médicos reguladores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas é fazer a orientação médica de todos os casos que chegam pelo número 192.  Com o decreto estadual, que trata do enfrentamento ao novo Coronavírus, o número de orientações médicas aumentou 53,72%.

Entre os dias 10 a 19 de março, um dia antes de o decreto entrar em vigor, o número 192 recebeu 11.094 ligações e, destas, 1.046 foram orientações médicas feitas pelas Centrais de Regulação de Maceió e Arapiraca. Durante esses 10 dias que o decreto está vigorando, entre 20 a 29 de março, o número de orientações passou para 1.608, um aumento de 562 ligações.

De acordo com Josileide Costa, supervisora do Samu Alagoas, após a publicação do decreto do Governo de Alagoas, o número de médicos reguladores foi ampliado para atender a população de uma forma ainda mais efetiva. “Estrategicamente, nesse momento de pandemia, nos preparamos e aumentamos o número dos profissionais médicos na sala de regulação, por recomendação da Sesau [Secretaria de Estado da Saúde], pois já prevíamos o aumento das ligações para o número 192”, salientou.

Ainda de acordo com a supervisora do Samu Alagoas, “os médicos do serviço atuam 24 horas por dia, orientando e esclarecendo a população com informações essenciais sobre a Covid-19. Todo o protocolo de atendimento utilizado pelos reguladores está baseado nas orientações da Sesau, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, explicou Josileide Costa.

Ela informou, ainda, que no último dia 25 de março, os médicos reguladores fizeram o maior número de orientações à população, onde receberam 227 ligações. Segundo João Paulo Lopes, médico regulador do Samu Alagoas, os principais casos que tem chegado pelo número 192 são de pessoas com sintomas de gripe.

“Essa é uma época do ano em que os sintomas da gripe vão surgir em muitas pessoas. Com isso, pela falta de informação, a população faz logo referência à Covid-19. Pela facilidade e reconhecimento que o Samu Alagoas tem, elas ligam para o 192, querendo esclarecer dúvidas sobre situações de saúde”, salientou João Paulo Lopes.

O médico do Samu Alagoas ressaltou, também, que as orientações passadas à população se baseiam no protocolo interno do órgão. “Com isso, dependendo dos sintomas apresentados, orientamos que, nos casos mais leves, o cidadão permaneça em casa e observe os sinais e sintomas. Caso o estado clínico não melhore, pedimos que ele procure uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento. Nos casos mais graves, em que existe a suspeita do paciente estar com Coronavírus, entramos em contato com o Cievs e liberamos uma ambulância para fazer o transporte do paciente até a unidade hospitalar de referência”, relatou o médico.

Alô Saúde

Desde a última sexta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou um novo canal, o Alô Saúde. Por meio dele, a população tira dúvidas em relação à Covid-19. Para acessar o serviço, basta ligar para o número 0800-082-0019, onde o usuário será atendido por um dos médicos de plantão. A ligação é gratuita e também pode ser feita pelo telefone celular.