Saúde

É falso áudio que diz não haver casos de Covid-19 em Maceió

Dos casos confirmados em Alagoas, 13 residem em Maceió

Por Redação, com Agência Alagoas 01/04/2020 09h09
É falso áudio que diz não haver casos de Covid-19 em Maceió
O conteúdo do áudio é falso - Foto: Agência Alagoas

Em áudio que circula em grupos de WhatsApp uma mulher afirma que não há casos confirmados de Covid-19 em Maceió. A autora do conteúdo, que se diz funcionária do Hospital Geral do Estado (HGE), conta que são feitos diversos exames, em vários hospitais da cidade, mas que todos deram negativo para o novo coronavírus. No entanto, o conteúdo é falso.

Alagoas já tinha, até esta terça-feira (31), 18 casos confirmados de Covid-19, sendo 13 deles residentes em Maceió, como consta no último Boletim Epidemiológico emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O áudio com conteúdo falso diz: “Não foi detectado ainda em ninguém aqui em Maceió, ninguém. O pessoal mente demais, porque quando faz o exame ou é pneumonia ou tuberculose. Terça-feira mesmo eu saindo do plantão uma [pessoa] morreu com meningite e tinha 90% [de chance] para ser o ‘corona’”.

Além dos 13 casos residentes em Maceió, Alagoas tem um caso confirmado em Porto Real do Colégio, dois de pessoas que moram no Rio de Janeiro e mais dois que residem em Brasília.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.