Geral

Abrigos de idosos em Maceió relatam queda em doações durante pandemia

Idosos têm sentido falta da visita de familiares e se preocupam com vírus

Por 7Segundos 01/04/2020 08h08
Abrigos de idosos em Maceió relatam queda em doações durante pandemia
Com população isolada em casa, doação para abrigos registra diminuição - Foto: Casa para Velhice Luiza de Marillac

Os abrigos para idosos em Maceió estão tendo que se adaptar a nova realidade trazida com a pandemia de covid-19. As visitas estão suspensas e os idosos já têm sentido a falta da companhia de familiares e desconhecidos que, semanalmente, passavam pelos lares.

Por se tratar de grupo de risco e alto risco para doença, os voluntários e profissionais reforçaram as medidas de higienização. Porém, devido ao período de isolamento social em vigor em Alagoas, alguns abrigos já começaram a sentir diminuição do número de doações.  

De acordo com um profissional da Casa para Velhice Luiza de Marillac, Luís Alex, houve diminuição nas doações desde que os casos do novo coronavírus começaram a aumentar em Maceió. “As pessoas não vem doar porque também não estão saindo de casa”.

O abrigo fica localizado no bairro do Bebedouro e atende apenas o público feminino. “Elas estão sentindo muita falta das visitas. Já houve a questão do Pinheiro (instabilidade do solo) e as pessoas ficaram com medo de vir aqui e desabar tudo. Agora, quando começaram a voltar, aconteceu isso”, contou Luís Alex.

No Lar São Vicente de Paula, a prioridade tem sido material de higiene pessoal e materiais que possam ajudar no combate ao covid-19, como sabonete e álcool gel. No entanto, a queda em doação de alimentos já tem sido registrada.

“Houve uma diminuição desde que tudo começou. As pessoas não podem sair de casa e algumas temem pelos empregos. A doação é a primeira coisa a ser cortada”, explicou a assistente social do abrigo localizado no Bom Parto.

Segundo o voluntário do Lar Santo Antônio de Pádua, Júnior Ênio, as doações de alimentos continuam chegando, mas houve uma queda na contribuição com material de limpeza.

Além das necessidades citadas, todos os abrigos para idosos que o 7Segundos entrou em contato precisam de doações de álcool gel, máscaras e todo material que possa ajudar na prevenção contra o novo coronavírus.

Recursos para enfrentamento

A Associação Espírita Nosso Lar, Casa para Velhice Luiza de Marillac,  Casa  do  Pobre  de  Maceió,  Associação  Acolhimento  Mãe  das  Graças e o  Lar  Santo  Antônio  de  Pádua fazem parte do grupo que vai receber recursos para o enfretamento da pandemia.

O juiz da 7ª Vara do Trabalho de Maceió, Cláudio Márcio Lima dos Santos, decidiu autorizar a destinação de R$ 7 milhões. Os recursos serão realocados do acordo judicial no qual a Braskem destinou R$ 40 milhões para reparar os prejuízos socioeconômicos causados a moradores e trabalhadores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto.

Além das entidades sociais que abrigam idosos, a Defesa Civil de Maceió, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Ufal) e o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado serão beneficiados.

Para informações sobre doações:

Casa para Velhice Luzia de Marilac (82) 3241-1565

Lar Santo Antônio de Pádua (82) 3378-7415

Lar de Idosos São Vicente de Paulo (82) 3028-0169