Saúde

Influenza: mais de 88 mil pessoas já foram imunizadas em Maceió

Mais 85% dos idosos e 55% dos trabalhadores da área da saúde já foram imunizados

Por Ascom SMS 01/04/2020 14h02
Influenza: mais de 88 mil pessoas já foram imunizadas em Maceió
Vacinação - Foto: Reprodução

 

Em uma semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já imunizou mais de 88 mil usuários em Maceió, entre idosos e trabalhadores da área da saúde, conforme apontam os dados da Gerência de Imunização desta quarta-feira (1º).

Do total de vacinados, os idosos já contam com mais de 85,63% dos usuários imunizados, com 69.224 doses aplicadas. O número deve crescer ainda mais com a priorização da vacinação dos idosos acamados. Os profissionais de saúde contabilizam 55,84% vacinados, o que representa 19.325 doses, mas muitos serão imunizados em seus locais de trabalho, conforme agendamento realizado pela Gerência de Imunização da SMS.

Os números foram alcançados com a estratégia de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde e também em postos volantes, como quatro escolas e dois shoppings, em que foi adotado o modelo drive-thru. Apenas nesta modalidade, foram aplicadas quase 14 mil doses.

A gerente de Imunização, Eunice Amorim, explica que foram ampliados os locais de vacinação, considerando que mais pessoas procuraram a vacina neste momento inicial. “Há uma maior busca da população, haja vista o chamamento amplamente divulgado e as pessoas estarem mais sensíveis diante do atual cenário de pandemia, pelo qual, apesar da vacina da influenza não proteger contra a covid-19, tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza”, relatou.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, a avaliação desta primeira semana é positiva. “Nós ainda temos cerca de 15 dias de campanha voltada para este público-alvo (idosos e profissionais de saúde). O esforço em ampliar esse atendimento teve um retorno e reconhecimento acima do esperado, o que nos faz levar em consideração a possibilidade para as próximas etapas e campanhas”, informou.

Agendamento dos idosos acamados

Para realizar o cadastro e agendar a vacinação dos idosos acamados, basta ligar para a Gerência de Imunização da SMS pelo telefone 3312-5589 ou enviar e-mail para [email protected], com nome, idade, endereço, ponto de referência e telefone para contato.

Já os profissionais da área da saúde também serão imunizados em seus locais de trabalho. Aqueles profissionais que forem se vacinar nos postos volantes ou unidades de saúde devem comprovar vínculo empregatício, apresentando crachá, contracheque ou declaração da instituição em que trabalha.

“A partir de amanhã estamos quadruplicando o atendimento anteriormente planejado, diante da alta demanda. Continuamos a vacinação nas instituições de saúde e lares de longa permanência”, destacou Eunice.

Fases da Campanha

A primeira fase contempla idosos e trabalhadores da saúde e iniciou na última segunda-feira (23). Voltada para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos, a segunda fase da campanha começa dia 16 de abril. Na etapa seguinte, que inicia dia 9 de maio, serão vacinados crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, população indígena, adultos de 55 a 59 anos, população privada de liberdade e portadores de condições especiais. A intenção é imunizar, pelo menos, 90% de cada público-alvo

Pessoas que apresentarem sintomas respiratórios ou febre não deverão comparecer para a vacinação enquanto houver a presença desses sintomas, podendo ser vacinadas após a melhora da condição.