Alagoas

AL receberá do Ministério da Saúde mais de 6 mil testes rápidos para Covid-19

Equipamentos permitem obter resultado em apenas 15 minutos

Por Marcos Filipe Sousa 01/04/2020 14h02
AL receberá do Ministério da Saúde mais de 6 mil testes rápidos para Covid-19
Testes começaram a ser distribuídos para os estados - Foto: Agência Brasil

O estado de Alagoas receberá do Ministério da Saúde 6.986 testes rápidos de detecção do coronavírus, segundo informação pela pasta. O material faz parte dos quase 500 mil kits que chegaram no Brasil na última segunda-feira (30) e serão distribuídos entre os estados e o Distrito Federal.

Os 500 mil testes que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde fazem parte do primeiro lote de kits que foram adquiridos pelo governo federal. Mais 4,5 milhões de unidades serão entregues ao longo do mês de abril, de acordo com a Vale, que comprou o material e os doará ao governo brasileiro, que cuidará da sua logística de distribuição no país.

Alagoas é o segundo estado do Nordeste que receberá menos kits, seguido de Sergipe com 5.248. A Bahia receberá mais com 31.634 testes.

Já em termos nacionais, São Paulo lidera a lista com o recebimento de mais de 106 mil testes, lidera a lista, seguido por Minas Gerais (aproximadamente 50 mil) e Rio de Janeiro (cerca de 37 mil).

O teste, produzido pela empresa chinesa Wondfo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos.

Atualmente, os teste em Alagoas são realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen-AL).

Até a manhã desta quarta-feira (1º), Alagoas havia registrado 18 casos confirmados de coronavírus e uma morte.