Saúde

Covid-19: SMS determina que hospitais particulares disponibilizem leitos SUS

Leitos serão destinados para pacientes confirmados ou com suspeita da Covid-19

Por Redação, com assessoria 02/04/2020 12h12
Covid-19: SMS determina que hospitais particulares disponibilizem leitos SUS
Secretaria de Saúde define acesso a leitos para tratamento do Coronavírus - Foto: Ascom/SMS

Considerando as ações definidas pelo Grupo Condutor da Gestão de Crise da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com relação ao enfrentamento da pandemia de coronavírus, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (02), a Portaria 036 de 31 de março de 2020 que define o acesso de pacientes com suspeita de Covid-19 aos leitos hospitalares de enfermarias e UTIs Adulto já contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede assistencial de Maceió.

“A referida Portaria busca, em caráter emergencial, determinar que os prestadores de serviços de saúde, que fazem parte da rede assistencial de saúde em Maceió, vinculados ao SUS e que tem seus leitos vinculados ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), disponibilizem de forma imediata leitos para atendimento aos portadores de Covid-19, já diagnosticados ou em suspeita clínica”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

O acesso a esses leitos se dá mediante autorização do Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora), tendo como referência o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (covid-19) na Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

O protocolo do Ministério da Saúde estabelece como critérios para o acesso a esses leitos ser indivíduo de qualquer idade com síndrome gripal e que apresente falta de ar ou apresente sinais de gravidade como desconforto respiratório ou aumento da frequência respiratória avaliada de acordo com a idade, piora nas condições clínicas de doenças de base e indivíduo de qualquer idade com quadro de insuficiência respiratória.

Em crianças, além dos itens anteriores, deve-se observar os batimentos de asa de nariz, cianose (mucosas arroxeadas), tiragem intercostal (retração da musculatura entre as costelas) e ausência de apetite e desidratação. Para a definição da gravidade do caso, é fundamental definir se a pessoa apresenta comorbidades ou condições de risco para acompanhamento ambulatorial na Atenção Primária à Saúde (APS) e isolamento domiciliar.

Os leitos para esses pacientes serão disponibilizados conforme lista abaixo, totalizando 215 leitos, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Leitos Clínicos, para casos menos graves.

Hospital Sanatório: UTI Adulto (6) e Clínico (24)

Santa Casa de Maceió: UTI Adulto (6) e Clinico (30)

Hospital Nossa Senhora da Guia: Clínico (20)

Hospital Vida: UTI Adulto (8) e Clínico (20)

Hospital Universitário: UTI Adulto (8) e Clínico (20)

Hospital Veredas: UTI Adulto (22) e Clínico (28)

Hospital Médico Cirúrgico: Clínico (20)

Hospital Ortopédico: Clínico (12)

A utilização desses leitos podem ser solicitadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes e do Trapiche, pelo Hospital Geral do Estado (HGE), Unidades Básicas de Saúde do município e Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) através do contato telefônico 3312-5458 onde devem ser informados o nome e idade do paciente, Cartão SUS do paciente (na ausência de RG ou CPF) e cenário de transmissão.