Saúde

Farmácias de Maceió se preparam para possível falta de medicamentos

Laboratórios estão tendo dificuldades na produção de remédios

Por Marcos Filipe Sousa 02/04/2020 15h03
Farmácias de Maceió se preparam para possível falta de medicamentos
Farmácias de preparam para um possível desabastecimento - Foto: Antônio Cruz/ABr

Laboratórios no país começam a relatar que estão com dificuldade na produção de medicamentos já que parte das substâncias vem da China e Índia. Já analisando esse cenário, farmácias e distribuidoras em Maceió começam a se preparar para um futuro desabastecimento.

Luiz Alberto, farmacêutico e proprietário de um estabelecimento, informou que medicamentos como losartana já estão em falta. “Distribuidoras estão fazendo pré-venda para que as farmácias garantam suas compras”.

Para ele o cenário ainda é pior para das farmácias. “O Governo Federal suspendeu o aumento no preço dos medicamentos, mas com a alta demanda, as distribuidoras não fizeram o mesmo, e repassam com preços mais altos”.

A farmacêutica Thayse Cabral trabalha diretamente com a distribuição de medicamentos e informou que até o momento, o movimento está tranqüilo. “Isso ocorre porque fizemos uma grande compra antes dessa pandemia do coronavírus, e ainda temos estoque”.

Por outro lado, substâncias como azitromicina e cloratina estão em falta. “Com a notícia de quem elas ajudam no combate ao covid-19, sumiram no mercado epelos hospitais que compraram em alta quantidade”.

Thayse trabalha na distribuição de medicamentos para Alagoas e Pernambuco e destacou o aumento na venda de vitamina C. “Tudo ligado à gripe está sendo muito procurado”.