Saúde

Em Maceió, saúde finaliza compra de máscaras e álcool em gel

Material deve ser entregue pelos fornecedores em até 15 dias; unidades continuarão sendo abastecidas

Por Ascom SMS 03/04/2020 15h03
Em Maceió, saúde finaliza compra de máscaras e álcool em gel
Máscaras e Alcool Gel - Foto: Reprodução

Para ofertar mais segurança aos servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió no combate ao novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o processo de compra emergencial de 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel, que serão direcionados às unidades de saúde.

O processo foi possibilitado pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à covid-19 sem licitação. Os produtos devem ser entregues em até 15 dias pelos fornecedores à SMS.

“Nós estamos empregando todos os esforços possíveis para a compra dos materiais necessários. Apesar de existir uma dificuldade a nível mundial na aquisição desses EPIs, conseguimos finalizar o processo de compra emergencial que deve abastecer por meses nossas unidades, garantindo a segurança da população e dos nossos servidores”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

A diretora de Gestão Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Amâncio, explica que foi preconizada a transparência na realização do processo. “A Secretaria instituiu uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual para as compras dos insumos necessários para o enfrentamento da covid-19. As áreas encaminharam os quantitativos necessários, foram abertos os processos e a comissão elaborou em conjunto o termo de referência”, detalhou. 

“Em seguida, a Comissão analisou o processo e publicou que estava  recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores”, acrescentou Dayse, explicando que, na próxima segunda-feira (6), será publicado no DOM os fornecedores que ganharam o processo.

Distribuição de máscaras

Além da aquisição do material pela SMS, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou 15 mil máscaras que serão distribuídas às unidades da Capital a partir de segunda, como explica a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Nara Albuquerque. “As máscaras que a gente tinha em estoque foram suficientes para suprir as nossas necessidades, de forma que nenhuma unidade ficou sem esses materiais. Agora aguardamos o prazo legal de entrega do fornecedor para termos mais em nossos estoques, além das entregues pela Sesau”, detalhou.