Tempo

Defesa Civil de Maceió orienta sobre acionamento no final de semana

Acionamento deve ser feitos através do Corpo de Bombeiros

Por Secom Maceió 04/04/2020 07h07
Defesa Civil de Maceió orienta sobre acionamento no final de semana
Defesa Civil monitora áreas de risco em Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) orienta a população que o acionamento em caso de ocorrência durante o final de semana deve ser feito através do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As chamadas serão encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió. 

As equipes de plantão da Defesa Civil de Maceió estão trabalhando em nível operacional de observação, dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil, e atenderão os chamados em caso de ocorrência. 

Segundo informações da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a previsão do tempo para este final de semana é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira no sábado (04) e nebulosidade variável com possibilidade de chuva ocasional em pontos isolados no domingo (05). 

A coordenadora do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec), Joanna Borba, ressalta que neste mês de abril inicia o período chuvoso e que chuvas de intensidade fraca serão comuns a partir de agora. “Estamos atentos ao período de chuva, recebendo as informações da Sala de Alerta e do Cemaden e fazendo o monitoramento das áreas de risco. Adotamos o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população em casos de chuvas com potencial risco e, com isso, esperamos possibilitar ações antecipadas de autoproteção nas comunidades”, ressaltou. 

A Defesa Civil orienta a população que se encontra em uma das 76 áreas de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área.  

Alerta por SMS  

A Defesa Civil de Maceió utiliza o Sistema de Alerta Nacional de Defesa Civil para enviar mensagens à população informando sobre a ocorrência de chuvas intensas com potencial de risco à população, como alagamentos e deslizamentos. A medida permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro.  

O serviço de alerta por SMS é totalmente gratuito e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Para se cadastrar, envie um SMS com o número do CEP de sua residência ou área que deseja monitorar para o número 40199. Você receberá, logo em seguida, a confirmação do cadastro.  

Sair do sistema também é bem simples: basta mandar uma mensagem com o CEP para o mesmo número do cadastro (40199).