Capital

Estudo estima mais de 800 mil casos de infecções por coronavírus em Maceió

Simulação leva em conta os casos de pessoas assintomáticas

Por Giulianna Albuquerque 06/04/2020 11h11
Estudo estima mais de 800 mil casos de infecções por coronavírus em Maceió
Mulher anda de máscara para se proteger do novo coronavírus - Foto: Egberto Nogueira

Um estudo elaborado pelo Grupo de Modelagem de Simulação do Covid-19 em Alagoas do Instituto de Computação, Física e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado na quarta-feira (1º), estima que nos próximos meses mais de 800 mil pessoas podem ser infectadas pelo coronavírus em Maceió.

Maceió tem 1.021.698 habitantes e, de acordo com a simulação, 875.760 poderão ser infectados em um período de 400 dias — mesmo em isolamento social. Sem isolamento, o número pode chegar a 980.790. O estudo, no entanto, esclarece que pessoas infectadas não significam doentes, mas que transmitem a doença.

"Em uma primeira aproximação, estima-se com base nos dados coletados até o momento que 4% da população infectada precisará de leitos hospitalares e que um pouco mais de 1% precisará de UCI (UTI com respiradores). Destes, 50% estima-se que irão morrer", traz o relatório.

A simulação também sugere que sem medidas de isolamento social haverá um aumento acelerado do número de infectados, o que pode provocar um colapso no sistema público de saúde e consequentemente uma alta taxa de mortalidade.

Veja a pesquisa na íntegra aqui