Serviços

HGE registra 468 atendimentos no fim de semana; 51 foram acidentes de trânsito

Dados mostram aumento de deslocamento, contrariando orientação de isolamento social

Por Agencia Alagoas 06/04/2020 14h02
HGE registra 468 atendimentos no fim de semana; 51 foram acidentes de trânsito
Hospital Geral do Estado (HGE) - Foto: Carla Cleto

O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 468 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nesse último fim de semana. Foram 295 casos clínicos, 92 acidentes casuais, 51 acidentes de trânsito, 29 agressões e uma tentativa de suicídio. Também tiveram 336 altas médicas, 116 internamentos, 37 transferências e 36 cirurgias. O destaque está no número expressivo de acidentes de trânsito, o que alerta para a possibilidade de mais deslocamento de pessoas que desconsideram a recomendação de isolamento social.

Foram 27 acidentes de trânsito: 14 colisões, quatro acidentes de moto, quatro atropelamentos e dois capotamentos. Para o gerente do HGE, Paulo Teixeira, esse número significativo é prejudicial às medidas de contenção do novo coronavírus, uma vez que todos os 51 acidentados necessitaram da assistência dentro do ambiente hospitalar, que deve ser evitado na medida do possível, e podem fazer parte da pequena parcela da população que está prejudicando as ações epidemiológicas.

“É possível que todos os acidentes de trânsito sejam evitados apenas com medidas de prevenção. A grande maioria é resultado do uso de celular durante a condução, do consumo de bebidas alcóolicas antes de dirigir, da desatenção nas vias, da não utilização de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], da velocidade acima do índice permitido e de outros desrespeitos às normas do trânsito. Ou seja, são posturas que podem deixar de existir e zerar o quantitativo de acidentados nos prontos socorros. Mas, infelizmente, ainda falta consciência em algumas pessoas, sobre prevenção de acidentes e também do período preocupante que estamos vivendo”, lamentou o gerente do HGE.

Vale também pontuar o número de pessoas agredidas (10 alvos de arma branca, 12 envolvidos em agressão física e sete vítimas de disparos por arma de fogo) e o quantitativo de pessoas que se acidentaram casualmente (aqueles causados no ambiente doméstico, como queda da própria altura). Esses outros 121 assistidos também poderiam não ter chegado ao HGE, caso evitassem os excessos e adotassem hábitos de mais atenção.

Sexta-feira – Foram registrados 229 atendimentos na última sexta-feira (3), sendo 163 casos clínicos, 48 acidentes casuais, 10 acidentes de trânsito, três acidentes de trabalho, três agressões e dois feridos por queimadura. Também foram dadas 184 altas médicas, indicados 62 internamentos, concedidas 33 transferências e realizadas 18 cirurgias.