Geral

Estabelecimentos descumprem decreto e são fechados pela força-tarefa

Apenas os serviços essenciais têm autorização para funcionar

Por Secom Maceió 06/04/2020 08h08
Estabelecimentos descumprem decreto e são fechados pela força-tarefa
Fiscalização fecha estabelecimentos que descumprem decretos - Foto: Fiscalização

As ruas da cidade de Maceió continuam sendo alvo da fiscalização realizada pela força-tarefa integrada entre governos estadual e municipal. Diariamente, as equipes também recebem denúncias e visitam os estabelecimentos não considerados essenciais e orientam à população para cumprimentos dos decretos com medidas de enfrentamento ao coronavírus.

Nesse sábado (04), os locais vistoriados foram a Feirinha do Tabuleiro, Village Campestre 1 e 2, Graciliano Ramos, Jardim Petrópolis, orla lagunar, Vergel, Levada, Prado, Trapiche, Poço, Jaraguá, conjunto José Tenório, Via Expressa, Antares, Ponta da Terra, Jatiúca, Santo Eduardo, Stella Maris, Corredor Vera Arruda, Ponta da Terra e ronda da praia do Pontal da Barra até Ipioca.

Seis estabelecimentos foram fechados, entre eles, uma lan house, um food truck com mesas e cadeiras, sorveteria e bares. Os fiscais flagraram alguns bares funcionando disfarçadamente na orla lagunar, após abordagem, as mesas foram recolhidas e os estabelecimentos fecharam.

Chegaram por telefone 29 denúncias. As providências foram tomadas para coibir as irregularidades encontradas, mas algumas das denúncias não se confirmaram, como por exemplo uma loja que estaria aberta, no Pontal da Barra, e um bar no Prado e outro na Cambona. Além disso, um templo religioso foi orientado a fechar e um grupo que estava numa quadra de esportes na Ponta Grossa foi orientado e se dispersou.

“É importante a colaboração de cada um, pois precisamos proteger um ao outro. A aglomeração de pessoas não pode acontecer neste momento, pois se muitas pessoas se contaminarem ao mesmo tempo, o sistema de saúde vai se sobrecarregar e não terá condição de atender a todos”, constata o secretário adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

Participam da força-tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública).