Maceió

Conheça os novos secretários e superintendente da Prefeitura de Maceió

Por Secom Maceió 06/04/2020 15h03
Conheça os novos secretários e superintendente da Prefeitura de Maceió
A disputa promete ser acirrada pela prefeitura de Maceió - Foto: Assessoria

Na última semana, o prefeito Rui Palmeira fez uma reestruturação administrativa nas secretarias de Assistência Social (Semas), de Governo (SMG), bem como na Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp).  Conheça os novos gestores, que já integravam a administração do Executivo Municipal.

Secretário Municipal de Governo

 

O novo secretário municipal de Governo é Jailton Santos Costa, médico formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e com especialidade em obstetrícia, saúde da família, ultrassonografia e psiquiatria. O gestor trabalhou em grandes hospitais de Alagoas e é responsável por implantar o Programa de Saúde da Família nos municípios de Olho D’Água das Flores e Penedo.

Em Maceió, Jailton foi diretor do PAM Bebedouro, do Posto de Saúde Paulo Leão, no Feitosa, e do Posto de Saúde São Francisco de Paula, em Cruz das Almas.

Atualmente é diretor de ensino do Centro Santa Juliana. Antes de assumir como secretário de Governo, atuava como assessor técnico do Gabinete do Prefeito.

“Quero agradecer ao prefeito Rui Palmeira e ao vereador Eduardo Canuto pela confiança depositada em mim. Sei das dificuldades que poderão surgir no papel de interlocutor entre o executivo, os poderes e a sociedade, porém, sabendo da competência da equipe e dos secretários municipais, sinto-me tranquilizado e acolhido para desempenhar meu papel, visando fazer o melhor pela nossa linda e querida Maceió”, afirmou Jailton.

Secretário Municipal de Assistência Social 

Luiz Henrique Lima Alves Pinto, novo secretário municipal de Assistência Social (Semas), é formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Antes de entrar para o quadro de profissionais do Município, foi superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas (Seades), 2013 a 2015. Já na Semas, entre 2015 a 2017, atuou como coordenador-geral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, de Gestão de Pessoas e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Além disso, também foi secretário adjunto, último cargo que ocupou antes de assumir como gestor da pasta.

“Aceitei esse desafio porque, ao longo da minha trajetória na administração pública, tenho me dedicado ao público que se encontra em situação de vulnerabilidade social. Gostaria de agradecer ao prefeito Rui Palmeira e ao vice-prefeito Marcelo Palmeira pela oportunidade. Teremos muito trabalho e desafios. Não medirei esforços e me empenharei diuturnamente para dar continuidade ao trabalho desenvolvido na Semas, priorizando o atendimento daqueles que se encontram socialmente mais vulneráveis”, enfatizou o gestor da Semas.

Superintendente Municipal de Energia e Iluminação Pública

O novo superintendente da Sima é Cicero Rodrigo Cavalcante Ferreira, formado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Cesmac. Entre 2013 e 2016, trabalhou na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), ocupando os cargos de coordenador de arrecadação, diretor de custos operacionais e diretor financeiro. Em 2017, assumiu a contabilidade da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Gabinete de Governança e Gabinete do Prefeito. Trabalhou no cargo de assessor especial da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), assumindo como secretário interino da pasta em 2019, onde permaneceu por 4 meses. Ainda em 2019, ocupou cargo de diretor orçamentário e financeiro da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima), onde ficou até abril de 2020, quando foi nomeado superintendente.

“Abraço e reconheço a responsabilidade do cargo e mantenho o compromisso de cumprir todo o planejamento traçado pela equipe para este ano, visando sempre a qualidade nos serviços ofertados para o cidadão maceioense.”, destacou o superintendente da Sima, Cícero Rodrigo.

Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural 

A nova presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) é Vania Luiza Barreiros Amorim, que exercia a função de assessora especial do órgão. Designer formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a nova gestora e pós-graduada em Web Design & Strategy pelo Istituto Europeo di Design – IED de Roma, em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Liderança para a Inovação pela Faculdade da Indústria/IEL.

Vânia tem experiência como executiva nas áreas de gestão, design, marketing, produção comercial gráfica e de vídeo. Atuou também na área de Produção Comercial na TV Globo Rio de Janeiro, S3 Data (New Media Agency de Domenico De Masi) em Roma, Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e no Centro Universitário Cesmac, em Maceió.

“É com grande satisfação que assumo esta nova responsabilidade para, junto com a dedicada e comprometidíssma equipe da Fmac, da qual faço parte desde 2013, garantirmos a manutenção dos resultados que fizeram diferença na gestão da Cultura em nossa cidade. Sou grata ao Prefeito Rui Palmeira e ao secretário Vinicius Palmeira pela confiança em mim depositada e reafirmo o meu compromisso em fazer o que estiver ao meu alcance para contribuir ainda mais para o fortalecimento da economia criativa maceioense”, disse Vânia Amorim.

Presidente da Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio 

A nova presidente da Companhia Municipal de Administração, RH e Patrimônio (Comarhp),  Yvia Lúcia de Jesus Mello, é formada em Administração pelo Cesmac. Entre 2002 e 2012, foi supervisora do setor financeiro da empresa Rural Produtos Agropecuários. De 2013 a 2016, trabalhou como assessora técnica da Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), atual Secretaria Municipal de Gestão (Semge), onde também assumiu a Coordenação Geral de Finanças, entre 2017 e 2020.

“Reconheço a importância do cargo que assumi, com o compromisso de dar continuidade ao excelente trabalho de meu antecessor Alan Balbino, bem como seguir as orientações dadas por nosso prefeito Rui Palmeira em prol do coletivo e bem comum”, destacou a gestora da Comarhp, Yvia Mello.