Geral

Fiscalização segue para prevenção e controle do Covid em Maceió

Objetivo é cumprimento de decretos governamentais

Por Assessoria 07/04/2020 13h01
Fiscalização segue para prevenção e controle do Covid em Maceió
Fiscalização encontra diariamente, estabelecimentos descumprindo decretos contra a Covid-19 - Foto: Assessoria

Por meio de decretos, Governo do Estado e Prefeitura de Maceió, têm atualizado de forma permanente as medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação do coronavírus. Essas ações seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e uma força-tarefa entre os governos está nas ruas para fazer cumprir o fechamento de estabelecimentos não essenciais e evitar a aglomeração de pessoas.

Todos os dias, no início da manhã, as equipes recebem as instruções e saem juntas da sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). E ainda, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Resultados do dia

Nessa segunda-feira (6), foram registradas 32 chamadas pelo disque-denúncia da Semscs. Eram denúncias sobre lojas, barbearias, lanchonetes e papelarias abertas, além de aglomerações para atividades esportivas ou em supermercados.

As rondas abrangeram as regiões, de acordo com os turnos. Durante a manhã: Ladeirão do Óleo, Av. Menino Marcelo, Antares, Salvador Lyra, Cambuci, Acauã, Graciliano Ramos e Orla marítima. À tarde: Vergel, Levada, Prado, Trapiche, Poço, Jaraguá e Orla marítima (mix tapiocas e quadras esportivas). À noite: Jatiúca, Santo Eduardo, Stela Maris, Cruz das Almas, Jacarecica, Ponta Grossa, e orla marítima.

E 14 estabelecimentos foram fechados. Entre eles, lanchonetes, serralharias, loja de móveis planejados e capotaria, além de uma barraca de venda de castanha, na Pajuçara, e banca de revista, na Ponta Grossa. Aglomerações em quadras esportivas e até um grupo jogando dominó na calçada foram orientados e se dispersaram.

“Com o passar dos dias, as pessoas não podem relaxar com os cuidados. Esse isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para diminuir as chances de transmissão da doença, pois ela tem altos índices de contágio e o sistema de saúde está se preparando para não ficar sobrecarregado caso haja muitas pessoas doentes ao mesmo tempo”, alerta o ouvidor da Sesmcs, Paulo Sérgio de França Lopes.

Denúncias

O número de telefone para denúncias de descumprimento dos decretos é o 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana.