Alagoas

Com serviços presenciais suspensos até 20 de abril, Juceal reforça entrada online de processos

Documentações das empresas podem ser protocoladas via Portal Facilita Alagoas, sem a necessidade de o cliente sair de casa

Por Ascom Juceal 07/04/2020 15h03
Com serviços presenciais suspensos até 20 de abril, Juceal reforça entrada online de processos
Documentações das empresas podem ser protocoladas via Portal Facilita Alagoas, sem a necessidade de o cliente sair de casa - Foto: Reprodução

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) informa que os seus serviços presenciais permanecem suspensos até o dia 20 de abril em consonância ao novo decreto do Governo do Estado publicado nessa segunda-feira (7).  Por outro lado, o órgão alagoano de registro empresarial reforça que os serviços digitais, com destaque para a entrada online de processos, estão disponíveis.

A medida faz parte das ações do Estado no combate à transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Com isso, a Junta Comercial mantém as paralisações necessárias e monitora o funcionamento do Portal Facilita Alagoas – interface do registro e do licenciamento de negócios no estado -, onde o cliente pode dar entrada aos processos de abertura, alteração, baixa, além dos considerados eventos exclusivos, sem sair de casa.

Para esta semana, a Juceal estuda uma forma de devolver os processos com andamento físico que estão parados no órgão. Para esses processos, ou para outros já iniciados e que não contaram com protocolização online, as taxas de pagamento correspondentes prosseguirão com suas validades asseguradas, caso ultrapassem o período estabelecido de 30 dias após a primeira exigência.

Mesmo com essa garantia, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, ressalta que os clientes podem utilizar os serviços digitais da Junta Comercial sem qualquer problema, estando o órgão preparado para receber, de forma online, as documentações e garantir um suporte quanto a dúvidas e problemas pelos canais de e-mail.

“A certificação digital foi colocada como serviço essencial até para beneficiar a economia de cada local. Então, utilizando o certificado digital para assinar os documentos, o empresário ou o profissional que lida com o registro pode continuar com o seu trabalho sem se deslocar à Junta Comercial. Outro ponto é que estamos funcionando em regime de teletrabalho e cada serviço está tendo a sua supervisão garantida para que ele funcione da melhor forma possível para os clientes”, frisa.

Para auxiliar em como proceder com o processo com protocolização pelo Facilita Alagoas, a Junta Comercial disponibiliza um manual com o passo a passo para entrada de processos. A cartilha pode ser acessada no site da Juceal através do link: Entrada Online.

Em caso de dúvidas ou problemas com algum dos serviços online, o cliente pode entrar em contato com o órgão através dos e-mails [email protected] e [email protected], além de comunicação direta por meio dos perfis nas redes sociais Facebook e Instagram.