Alagoas

Novo decreto permite abertura de óticas durante quarentena em Alagoas

Governo atendeu a uma recomendação da Sociedade Regional de Óptica e Optometria do Estado de Alagoas

Por Assessoria 07/04/2020 19h07
Novo decreto permite abertura de óticas durante quarentena em Alagoas
Ótica - Foto: Ilustração

Se nos decretos anteriores, as óticas em Alagoas ficaram fechadas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o governador Renan Filho (MDB) permitiu a abertura do setor durante a quarentena no novo documento publicado no Diário Oficial do Estado desta semana. 

Renan Filho atendeu a uma recomendação da Sociedade Regional de Óptica e Optometria do Estado de Alagoas (CBOO/AL), já que as óticas se enquadram na mesma situação de essencialidade que outros estabelecimentos na área da saúde. 

A decisão de abertura do setor foi publicada no mesmo documento em que o executivo estadual prorrogou para os dias 20 e 30 de abril a paralisação de alguns serviços devido à quarentena e isolamento social. 

 Serviços na área da saúde que irão abrir durante a quarentena em Alagoas:

1.    Óticas 
2.    Estabelecimentos médicos 
3.    Odontológicos
4.    Hospitalares
5.    Laboratórios de análises clínicas
6.    Farmacêuticos
7.    Clínicas de fisioterapia e de vacinação
8.    Psicólogos
9.    Terapia ocupacional
10.    Fonoaudiólogos
11.    Serviços de emergência ou consulta com hora marcada


“O uso de óculos de grau é algo essencial e indispensável à vida humana: um estudante que tenha que usar cerca de três dioptrias de miopia e tenha quebrado ou perdido os óculos durante a quarentena, como ficaria a situação dele?”, expõe o presidente da Sociedade Regional de Óptica e Optometria de Alagoas, Rubério Alves. 

“Um profissional da saúde que tenha dificuldade para leitura por causa da idade, como ficaria o rendimento dele para verificar validades, ler bulas ou até preencher formulários se os seus óculos estiverem quebrados e eles não tiverem as óticas para resolver tal problema? Agradecemos ao Governo do Estado por entender a importância do setor para a população e iremos cumprir todas as determinações de higiene sanitária como prevenção à pandemia”, acrescenta. 

Além de Alagoas, estados como o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão e São Paulo autorizaram a abertura de óticas por serem consideradas serviços essenciais. 

Para os atendimentos, o setor de ótica se comprometeu a adotar as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) para o combate à disseminação do novo coronavírus. São elas: 

1-    Diminuição de 50% dos colaboradores no local de trabalho (as ópticas podem fazer um revezamento por turnos).
2-    Limitar o número de clientes no local com a distância mínima de 2 metros entre eles. Será realizado prévio agendamento para evitar aglomerações.

3-    Todos os funcionários farão uso dos equipamentos de proteção individual (EPI), e os estabelecimentos terão, em local visível, material para limpeza das mãos dos clientes e funcionários, tais como, álcool em gel, água e sabão.
4- Manter o salão de atendimento limpo e arejado.