Música

Com trabalho autoral, Músico alagoano Andrey Vieira lança novo clipe na quinta-feira (09)

"Chego Tarde Nunca Mais" é a terceira faixa do EP Anamnese

Por Assessoria 08/04/2020 19h07
Com trabalho autoral, Músico alagoano Andrey Vieira lança novo clipe na quinta-feira (09)
Com trabalho autoral, Músico alagoano Andrey Vieira lança novo clipe na quinta-feira (09) - Foto: Cortesia

Inundado por referências da MPB clássica, mas com a forte presença de uma linguagem própria na canção e de timbres interessantes de guitarra, Andrey Vieira lança o sensível clipe de “Chego Tarde Nunca Mais”, o segundo videoclipe e a terceira faixa do EP “Anamnese”, primeiro trabalho solo do músico alagoano.

O videoclipe, dirigido por Catarina Magalhães e Fellipe Chargel, da produtora audiovisual Kaizen, mostra Andrey à beira da praia de Ponta Verde, em Maceió, em preto e branco: uma paleta pouco comum para o cenário, mas que mistura-se à atmosfera de nostalgia e melancolia da música, que fala coisas como “janeiro já faz muito tempo”, “para silenciar o barulho da festa” e “está claro que fiz errado, mas não paro , aprendo e sigo em paz”.

Estes sentimentos, Andrey mesmo diz, são encontrados em Djavan, Caetano Veloso e no pintor Claude Monet, algumas de suas grandes referências.

Junto às imagens monocromáticas da praia, vídeos caseiros da infância do compositor não apenas contribuem com o videoclipe, mas assumem certo protagonismo por serem o instrumento perfeito para emocionar. Afinal, nada atinge mais os outros do que falar de si.

Os vídeos de Andrey criança e de sua família foram gravados em dias cujo mistério só eles conheceram, mas o sentimento presente nas imagens é, de alguma maneira, comum a qualquer um que assiste.

Perguntado como foi o processo de gravação do clipe, Andrey define a experiência como interessante." Nunca tinha feito algo do tipo, então fiquei bem empolgado com a ideia desde o princípio. A junção dos takes nas praias de Maceió com os recortes de vídeos antigos da minha infância transmitem a sensação de acalanto e aconchego que eu pensava em transmitir. Presente em preto e branco. Passado colorido. A ideia era indicar a relatividade do tempo, a proximidade e o efeito direto do que já foi vivido no que ainda vai se viver. Acredito que o resultado ficou muito bom", explica o artista.

E sobre a importância do audiovisual  - característica marcante em seus clipes - não poderia deixar de ser lembrado Percalços. "Lancei em dezembro de 2019 um outro clipe, da faixa "Percalços". Pra mim, produzir conteúdo audiovisual é fundamental para vincular uma imagem ao trabalho divulgado. Além de atrelar uma outra forma de expressão à faixa, expandindo o que ela transmite musicalmente, a produção de um clipe te permite dar um destaque maior à música, dar o rótulo de "single", diz.

E ele não fica só nos videoclipes: Para quem gostou e quer curtir esse som ao vivo, em breve poderá concretizar essa vontade, pois terá show de lançamento. "Farei um show no Teatro Deodoro pra marcar o lançamento do Anamnese. O show estava marcado para 22/04/20, mas por conta da situação atual da pandemia, o evento foi adiado. Mas muito em breve deverá acontecer!", finaliza.