Saúde

Hospital de campanha do Sesi evitará que síndromes gripais cheguem ao HGE

Unidade de Urgência para Síndromes Gripais ficará pronta até domingo

Por 7Segundos 08/04/2020 11h11
Hospital de campanha do Sesi evitará que síndromes gripais cheguem ao HGE
Unidade de Urgência para Síndromes Gripais, localizada no Ginásio do Sesi - Foto: Assessoria

O hospital de campanha que será montado no Ginásio do Sesi, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche da Barra, ficará pronto até o próximo domingo (12) e deve começar a funcionar até a terça-feira (14).

A informação foi anunciada pelo governador Renan Filho e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, durante visita a unidade nesta quarta-feira (08).

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais servirá para triar pessoas com síndromes gripais e evitar uma possível contaminação da equipe médica e pacientes do HGE. Vinte e oito médicos vão trabalhar na unidade de saúde.

“É uma unidade de triagem. Nós atendemos cerca de trezentas pessoas por dia na urgência do HGE, a metade delas entra com síndrome gripal. Elas serão trazidas para cá e aquelas que apresentarem sintomas semelhantes ao covid-19 vão ter amostras recolhidas e será promovido o isolamento”, explicou o secretário de Saúde.

De acordo com Alexandre Ayres, não há leito de internamentos no hospital de campanha do Sesi. Após a triagem, o paciente será encaminhado para o local adequado.

“Vai ter uma equipe na porta do Hospital Geral do Estado direcionando pessoas com sintomas gripais para o Ginásio do Sesi. Aqui será uma extensão da urgência do HGE”, disse.

Isolamento social

Durante coletiva de imprensa, o governador Renan Filho voltou a defender o isolamento social e explicou que os estados em que a população mais aderiu são os que estão tendo mais mortes pelo novo coronavírus.

“Se todo mundo adoecer ao mesmo tempo, não terá leito suficiente, mesmo construindo tudo isso. Assim como não tem em Nova York, uma das cidades mais ricas do planeta. As pessoas precisam continuar colaborando. Nós estamos estudando um caminho para salvar vidas e gerar um menor impacto na economia”, afirmou.

Nos próximos 45 dias, Alagoas terá 500 leitos de retaguarda e 250 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), de acordo com Renan Filho.

“Os leitos de retaguarda serão para pacientes com covid-19 de média complexidade, pessoas que não tem como ficar em casa porque os sintomas incomodam, mas também não precisam de UTI”, explicou.