Maceió

Fiscalização segue para minimizar proliferação da covid-19

Apesar das medidas de isolamento, ainda é comum encontrar pessoas nas ruas e estabelecimentos não essenciais abertos

Por Ascom Semscs 08/04/2020 15h03
Fiscalização segue para minimizar proliferação da covid-19
Fiscalização segue para minimizar proliferação da covid-19 - Foto: Reprodução

Nessa terça-feira (07), foi realizado mais um dia de fiscalização para o cumprimento dos decretos dos governos do Estado e Município. As medidas seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para contenção da proliferação da Covid-19, incluindo o combate a aglomeração de pessoas e o fechamento de estabelecimentos não essenciais, para promover o distanciamento social.

Como procedimento adotado diariamente, as equipes realizam reunião pela manhã, e seguem instruções sobre os procedimentos a serem cumpridos, divisão das rotas e atualização quanto ao conteúdo dos decretos. A força-tarefa integrada conta com a participação da Fiscalização de Posturas e  da Guarda Municipal de Maceió, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); da Vigilância Sanitária, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e da Secretaria Municipal de Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), além da Polícia Militar de Alagoas.

O ouvidor da Sesmcs, Paulo Sérgio de França Lopes, fala sobre as ações que estão sendo realizadas e os cuidados tomados para que tudo ocorra bem. “Todos os dias, conferimos as atualizações dos decretos, a exemplo de hoje, que vimos a autorização para o funcionamento de atendimentos em óticas, apenas para pessoas que estejam com a devida prescrição médica. Há também outras orientações que seguimos, como checar a veracidade das denúncias. Este é um momento de união pela saúde e pela vida das pessoas”, destaca.

Na terça-feira (07), foram registradas 23 chamadas para o disque-denúncias da Semscs. Apesar das ações, ainda foi possível identificar bares, centros de estética, loja de roupas e até pessoas aglomeradas em locais como praças e a orla, descumprindo as medidas preventivas do governo.

As equipes percorreram os bairros de Bebedouro, Chã de Bebedouro, Colina dos Eucaliptos, Ouro Preto, Barro Duro, Feitosa e seguram para a orla marítima, não constatando nenhum descumprimento nesse primeiro momento. À tarde e à noite, continuaram as ações pelos bairros do Graciliano Ramos, Clima Bom, Forene, Santos Dumont, Farol e Orla. No segundo momento, as equipes flagraram em duas regiões, pessoas que estavam jogando basquete e em outro local futebol. Além disso, um estabelecimento foi fechado.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:
– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana;
– 190 (Polícia Militar);
– 181 (Secretaria de Segurança Pública).