Saúde

Leitos de oncologia pediátrica serão ampliados em Alagoas

As internações das crianças começam nesta quinta-feira

Por Assessoria 09/04/2020 11h11
Leitos de oncologia pediátrica serão ampliados em Alagoas
Sede da Secretaria de Saúde de Alagoas - Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

Em resposta à requisição de providências formulada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/AL), no começo desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Secretaria de saúde de Maceió (SMS) apresentaram, na data de ontem, solução para o grave problema do déficit do número de leitos para tratamento de câncer de crianças e adolescentes em Alagoas.

Os gestores chegaram a um acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Maceió para ampliação em aproximadamente 80% a quantidade de leitos de oncologia pediátrica ofertados aos usuários do SUS. 

Na solução apresentada ao defensor Daniel Alcoforado, o Estado autorizou a contratualização de dois novos leitos definitivos na unidade de assistência em oncologia e o município de Maceió autorizou cinco leitos temporários, que ficarão disponíveis durante o período necessário para estabilizar a demanda e evitar a existência de fila para tratamento das crianças. 

Com o acréscimo, a unidade de saúde passará a contar com 16 leitos de oncologia pediátrica voltados ao SUS, além dos 11 leitos já existentes no Hospital Veredas. 

Em contato com a Defensoria Pública, a Santa Casa informou que já inicia hoje a internação das crianças que aguardavam na fila, garantindo o início ou a continuidade do tratamento. 

No início da semana, chegou ao conhecimento da Defensoria que 16 crianças estavam sem tratamento por falta de leitos nos hospitais habilitados para assistência na área de oncologia. 

A Defensoria Pública segue acompanhando a situação, com a finalidade de garantir o direito à saúde e à vida das crianças