Geral

Covid-19: fiscalização de decretos segue nas ruas de Maceió

Cumprimento dos decretos é crucial para enfrentamento da doença

Por Secom Maceió 09/04/2020 14h02
Covid-19: fiscalização de decretos segue nas ruas de Maceió
Fiscalizaçao em pontos comerciais de Maceió - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió tem adotado medidas para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19) na capital. Uma delas é a força-tarefa integrada com o Governo do Estado para fiscalização diária dos decretos que determinam o fechamento de estabelecimentos não essenciais e a não aglomeração de pessoas para reduzir a transmissão da doença.

“Esse isolamento social é a única forma de conter a sobrecarga do sistema de saúde, caso haja muitas pessoas infectadas ao mesmo tempo. Aprendemos isso pelo exemplo de outros países. Então, essa atuação da fiscalização visa o bem da população e segue o que orienta a Organização Mundial de Saúde. Essas informações estão sendo bem difundidas pelas autoridades e pelos veículos de comunicação. Este é o momento de ficar em casa”, orienta o secretário-adjunto e Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira.

A base da força-tarefa é a sede da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), em Jaraguá – que participa com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal. Além da Semscs, participam também a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). E ainda, a Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Nessa quarta-feira (08), as rondas da manhã passaram pela Avenida Fernandes Lima, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes, Village Campestre 1 e 2, Conjunto Denisson Menezes e orla marítima. No período da tarde, os locais foram a Levada, Mercado da Produção, Ponta Grossa, Vergel, Prado e orla marítima. À noite, foram vistoriados o Farol, Gruta de Lourdes, Avenida Rotary, Murilópolis, Ouro Preto e orla marítima.

Foram registradas 13 chamadas para o disque-denúncia da Semscs. Entre elas, a de que estariam em funcionamento barbearias, salões de beleza, locação de equipamentos de som, papelaria, loja de móveis, loja de venda de chocolates e vidraçaria.

E, ainda, quatro estabelecimentos foram fechados por descumprimento dos decretos; três deles eram bares. Uma carga de coco verde foi apreendida, mesmo após orientação da fiscalização, houve insistência na venda do produto na orla marítima, o que não é permitido neste período.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana;

– 190 (Polícia Militar);

– 181 (Secretaria de Segurança Pública).