Geral

Isenção Enem 2020: foto é obrigatória para concluir processo de solicitação

Pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante.

Por Educa Mais Brasil 09/04/2020 16h04
Isenção Enem 2020: foto é obrigatória para concluir processo de solicitação
Enem 2019 - Foto: Reprodução

Estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 e, também, aqueles que vão justificar ausência na edição passada para solicitar novamente o benefício devem ficar atentos! A partir desse ano é obrigatório anexar uma foto para concluir esses processos de solicitação. O recurso foi inserido no sistema em 2019, sendo de uso opcional pelos participantes, no entanto, agora passou a ser obrigatório.

A fotografia deve mostrar o rosto do participante com uma boa iluminação e foco. É importante se ater também aos formatos dos arquivos aceitos: JPEG e PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não são permitidas. De acordo com o Inep, a foto é para facilitar o processo de identificação dos candidatos e ampliar a segurança.

Como deve ser a foto para o Enem 2020?
O participante deve anexar foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco, que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Só assim o processo será concluído com sucesso.

Quem pode se isentar de pagar o boleto do Enem 2020? Nesta edição, o boleto do Enem 2020 tem um custo de R$ 85, no entanto, alguns participantes podem solicitar a gratuidade da taxa. O pedido deve ser feito até o dia 17 de abril na Página do Participante. Conheça, abaixo, os perfis de quem pode pedir a isenção:

· quem cursa a última série do ensino médio em 2020 em escola da rede pública;

· quem tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

· quem estiver em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Para que serve a justificativa de ausência?
A justificativa de ausência deve ser feita pelos participantes que conseguiram a isenção no Enem em 2019 e não compareceram aos dois dias de provas, mas desejam obter o benefício para fazer o exame em 2020. Quem pagou pelo Enem 2019 e não compareceu para fazer as provas não precisa fazer essa justificativa.