Alagoas

Coronavírus: Ministério da Saúde envia remessa de cloroquina para AL

Estado já tem em seu estoque caixas do medicamento alvo de polêmica

Por Marcos Filipe Sousa 09/04/2020 15h03
Coronavírus: Ministério da Saúde envia remessa de cloroquina para AL
Medicamento pode ser utilizado em pacientes com covid-19 - Foto: André Rodrigues

O Estado de Alagoas tem em seu estoque o medicamento que está no centro das discussões do tratamento contra o novo coronavírus, a cloroquina. Nesta quarta-feira (08), a substância foi citada por Jair Bolsonado (sem partido) em pronunciamento nacional.

 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que antes da pandemia, já tinha em seu estoque a cloroquina, que também é usada em tratamento de doenças reumatológicas. Também informaram que aguardam uma nova remessa do Ministério da Saúde.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, e o governador Renan Filho (MDB), já informaram em entrevistas que a medicação não está sendo utilizada na rede pública e que aguardam mais estudos sobre a eficácia da cloroquina no tratamento da covid-19.

Nesta quarta-feira (09) o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, comunicou que a cloroquina será utilizada na cidade para o tratamento do coronavírus a partir dos próximos dias.

Já o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também é um dos que defendem mais estudos sobre a substância.

A cloroquina, ou hidroxicloroquina é um dos fármacos já aprovados e utilizados para outras doenças que são vistos como alternativas imediatas na luta contra o coronavírus porque já passaram as inúmeras etapas de avaliação necessárias para lançar um remédio no mercado, como testes em animais, por exemplo.

Mas não há evidências conclusivas sobre a eficácia destas drogas contra o vírus, nem sobre a segurança de seu uso em pacientes da nova doença. Por isso, é um dos objetos de vários estudos em andamento.

Grande parte desses estudos clínicos é feita diretamente com pacientes infectados. Alguns são realizados in vitro.

O combate contra o novo coronavírus inclui ainda testes com plasma sanguíneo, células do cordão umbilical e até mesmo sangue de vermes marinhos.