Alagoas

Bancos estão negando crédito para pequenas empresas, diz Sebrae

Por Reuters 09/04/2020 15h03
Bancos estão negando crédito para pequenas empresas, diz Sebrae
Banco Central do Brasil - Foto: Reprodução

A maioria das empresas de pequeno porte no Brasil está tendo negado pedido de empréstimos nos bancos, afirmou nesta quinta-feira o Sebrae, entidade do setor.

Segundo o órgão, em pesquisa com pequenos empreendedores 60% deles afirmaram que não conseguiram crédito desde o início da crise deflagrada por medidas de isolamento social tomadas por governos para conter a pandemia do coronavírus.

Segundo o Sebrae, esse foi um dos motivos que levaram os pequenos negócios a demitir empregados. Nos últimos 15 dias, cerca de 18% dos empresários revelaram ter feito demissões.

"Considerando o universo de 17,2 milhões de pequenas empresas no Brasil, isso significa que aproximadamente 3 milhões de empreendimentos já demitiram aproximadamente 9 milhões de trabalhadores (média de três empregados por empresa)", afirmou o Sebrae em comunicado.

Segundo a pesquisa, 73% das empresas já consideravam sua situação financeira razoável ou ruim antes da pandemia. Com a crise, quase 88% delas viram seu faturamento cair (com perda média de 75%) e a estimativa é que as empresas consigam permanecer fechadas tendo dinheiro para pagar as contas por mais 23 dias.

O estudo mostrou também que mais de 62% dos negócios interromperam temporariamente as atividades ou fecharam as portas definitivamente (o equivalente a 602 mil empresas). Entre os 38% que seguem abertos, a maioria passou a atuar apenas pela internet ou adotaram horário reduzido.

Na semana passada, a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) afirmou que as demissões no setor alcançaram entre 600 mil e 800 mil trabalhadores no país.