Educação

Núcleo EAD da UFRPE oferece 1,1 mil vagas em cursos gratuitos

Aulas são semipresenciais, mas comparecimento às unidades acontece após a pandemia do novo coronavírus. Inscrições estão abertas até 23 de abril

Por G1 11/04/2020 09h09
Núcleo EAD da UFRPE oferece 1,1 mil vagas em cursos gratuitos
Educação a distância - Foto: Reprodução/Internet

O Núcleo de Educação a Distância do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (NEAD-Codai), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), abriu 1,1 mil vagas para cursos gratuitos de formação inicial e continuada de curta duração. As aulas são semi presenciais, mas os momentos em sala de aula devem ocorrer após a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Entre as oportunidades estão aulas para formação de açougueiros, padeiros, produtores de cerveja, de derivados do leite e de licores, apicultores, operadores de usina de compostagem e auxiliares de fiscalização ambiental.

As inscrições ocorrem a partir deste sábado (11) e seguem abertas até 23 de abril, somente através do site do Codai. O início das aulas ocorre nos meses de maio e junho, a depender do curso, e as datas são comunicada no ato de inscrição. De acordo com o Núcleo de Educação a Distância da instituição, cada curso possui cem vagas e é ofertado em determinados municípios.

Para o curso de açougueiro, as vagas são para os polos do Recife, de São Lourenço da Mata e de Garanhuns, no Agreste. Já o curso de padeiro está disponível na capital pernambucana e em São Lourenço da Mata.

Os cursos de produtor de cerveja e de apicultor estão disponíveis somente no Recife. Já o curso de produtor de derivados do leite é ofertado exclusivamente em Garanhuns. Ainda nos cursos ofertados em uma única cidade está o de produtor de licores, que ocorre somente em São Lourenço da Mata. Em Carpina, os interessados podem ter aulas para formação de operadores de usina de compostagem.

Já o curso de auxiliar de fiscalização ambiental é oferecido exclusivamente online, com 200 vagas e com duração de 160 horas.

No Recife, as aulas presenciais devem ocorrer na Escola de Referência Dom Vital, em Casa Amarela, na Zona Norte. Já em Garanhuns, acontecem na Escola de Referência Francisco Madeiros, em Mangano. Em Carpina, as aulas são na Estação Experimental de Cana de Açúcar, em Santa Terezinha. Em São Lourenço, as aulas acontecem na Escola Agrícola Dom Agostinho Ikas, no Centro.