Comportamento

Marcão pede desculpas por ter sugerido "campo de concentração" para doentes

O apresentador esta suspenso do comando do telejornal do SBT

Por UOL 13/04/2020 14h02
Marcão pede desculpas por ter sugerido 'campo de concentração' para doentes
Marcão - Foto: Reprodução

Seis dias após sugerir que doentes com covid-19 deveriam ser confinados em "campos de concentração", o apresentador do "Primeiro Impacto" publicou nesta segunda-feira (13) um pedido de desculpas em seu perfil no Instragam. Segundo Marcão do Povo ele queria ter dito "hospital de campanha".

O comentário foi feito no programa da última terça-feira (07), mas só viralizou nas redes sociais no dia seguinte, causando enorme repúdio.

"Como vocês bem sabem, programa de televisão transmitido ao vivo está sujeito a erros e palavras mal colocadas, onde peço aqui as minhas sinceras desculpas pelo uso indevido da palavra 'campo de concentração', posto que na verdade queria me referir a palavra 'hospital de campanha'."

Suspenso do comando do telejornal pela direção do SBT na quarta-feira (08), o apresentador disse ainda: "Vejam que em todo o teor da minha mensagem, eu jamais quis me referir a práticas nazistas, ou mesmo hostilizar pessoas doentes, foi apenas uma palavra mal colocada que trouxe grande repercussão negativa".

Além de Marcão, o SBT também afastou de suas funções o jornalista Rafael Bianco, editor-chefe do "Primeiro Impacto". Uma carta assinada por grande parte do departamento de jornalismo do SBT foi enviada à direção pedindo o desligamento definitivo de Marcão da emissora.

Em sua nota, Marcão também registrou: "Repudio veementemente qualquer tipo de discriminação, qualquer que seja. Em tempo, peço minhas sinceras desculpas para aqueles que se sentiram ofendidos, bem como expresso o esforço pessoal para que falhas como esta não voltem a acontecer."

Abaixo, a íntegra da nota de Marcão:

Na data 07/04/2020, no Programa Primeiro Impacto do SBT, apresentei uma idéia com a finalidade de contribuir para a atual crise que o nosso país e o mundo vem passando no combate ao COVID- 19. A ideia apresentada consistia na junção de pessoas infectadas para serem tratadas em um mesmo local, com atendimento digno e eficiente, evitando assim, a criação de vários pontos de atendimento específico em nosso pais, e certamente com custo bastante elevado para a montagem de cada estrutura individual. Como vocês bem sabem, programa de televisão transmitido ao vivo está sujeito a erros e palavras mal colocadas, onde peço aqui as minhas sinceras desculpas pelo uso indevido da palavra "campo de concentração", posto que na verdade queria me referir a palavra "hospital de campanha". Vejam que em todo o teor da minha mensagem, eu jamais quis me referir a práticas nazistas, ou mesmo hostilizar pessoas doentes, foi apenas uma palavra mal colocada que trouxe grande repercussão negativa. Reforço com o destaque que merece: repudio veementemente qualquer tipo de discriminação, qualquer que seja. Em tempo, peço minhas sinceras desculpas para aqueles que se sentiram ofendidos, bem como expresso o esforço pessoal para que falhas como esta não voltem a acontecer.