Maceió

Negligência da Braskem permite que casas sejam saqueadas no Pinheiro

Portas e até telhas são alguns dos itens levados pelos saqueadores.

Por Berg Morais 14/04/2020 07h07
Negligência da Braskem permite que casas sejam saqueadas no Pinheiro
Casas fechadas através de serviço de alvenaria. - Foto: Cortesia

O período de isolamento social está sendo um prato cheio para meliantes que se aproveitam do momento para praticar atos delituosos. Assim acontece em residências do bairro Pinheiro, onde proprietários foram retirados à força e o local foi abandonado pela Braskem. 

Moradores dos bairros que estão na área de risco estabelecida pela Defesa Civil procuraram o 7Segundos para denunciar a negligência por parte da mineradora, que deveria fazer a preservação das propriedades. 

A falta de monitoramento e cuidado por parte da Braskem tem permitido a ação criminosa de  pessoas que se aproveitam do momento para praticar furtos no local. De acordo com relatos de moradores, portas e até telhas são levados pelos saqueadores.

Ainda segundo proprietários, uma empresa contratada pela Brasken fazia o isolamento das residências, através do serviço de alvenaria. No entanto, após o Decreto governamental que estabelece o isolamento social, esses serviços foram paralisados.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Braskem para saber se há uma previsão para a retoma dos serviços. Por meio de nota, a mineradora informou que vai implementar, ainda nesta semana, um programa de segurança patrimonial no bairro.

Confira a nota na íntegra:

A Braskem vai implementar, ainda nesta semana, um programa de segurança patrimonial no bairro do Pinheiro e grandes equipamentos localizados no mapa de desocupação. O programa inclui ainda controle de pragas e registro de necessidades de ajustes na infraestrutura dos imóveis, como vazamentos de água e tamponamento. O programa do Pinheiro é complementar às ações de fiscalização comunitária já iniciadas nos bairros do Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Gruta do Padre. Estas medidas são adicionais às ações de responsabilidade do município, como limpeza urbana, e dos órgãos responsáveis pela segurança pública.