Alagoas

Sem isolamento social, AL precisará de 5 mil leitos para tratar pacientes de covid-19

A última coleta de dados ocorreu no último dia 10

Por 7Segundos com Folha de São Paulo 14/04/2020 15h03
Sem isolamento social, AL precisará de 5 mil leitos para tratar pacientes de covid-19
Campus A.C. Simões da UFAL - Foto: Assessoria

Um estudo organizado pelos departamentos de Física e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) atualizou as projeções da Covid-19 em Alagoas.

A última coleta de dados ocorreu no último dia 10, e os professores estão se baseando no estudo do Imperial College London, do Reino Unido.

De acordo com o professor Sérgio Lira, caso o isolamento social continue, a rede de saúde pública e privada precisará de 150 leitos para pacientes com sintomas mais leves do coronavírus e mais 50 de UTI.

Caso o isolamento acabe ou as pessoas comecem a desobedecer, o número pula para 5 mil leitos aproximadamente.

O estudo reforça a importância do isolamento social como a principal ferramenta para conter o avanço do vírus.

Novo estudo mundial

Estratégias intermitentes de distanciamento social talvez precisem ser empregadas até 2022 para evitar que o novo coronavírus continue a colocar em risco os sistemas de saúde mundo afora, indica um estudo assinado por pesquisadores da Universidade Harvard, nos EUA.

Na pesquisa, que acaba de sair na revista especializada Science, a equipe liderada por Marc Lipsitch, do Departamento de Epidemiologia da instituição americana, usou dados sobre o Sars-CoV-2 e sobre outras formas de coronavírus para tentar simular uma enorme variedade de cenários de evolução da Covid-19 ao longo dos próximos anos, chegando até 2025.