Economia

Auxílio emergencial: dúvidas e problemas no aplicativo geram aglomerações em agências e lotéricas

Segundo o banco, nesta quarta-feira (15), o benefício será creditado para 1,6 milhão de pessoas, que tem data de nascimento nos meses de fevereiro, março, abril e que recebem o benefício por meio da poupança digital

Por Agência Brasil 15/04/2020 14h02
Auxílio emergencial: dúvidas e problemas no aplicativo geram aglomerações em agências e lotéricas
Caixa econômica - Foto: Reprodução

A procura pelo auxílio emergencial tem gerado intensas aglomerações no entorno das agências e lotéricas da Caixa. No entanto, a busca não é apenas para sacar o benefício, mas também por informações e esclarecimentos sobre o auxílio. Parte das pessoas que recorrem ao atendimento presencial alegam que há pouca informação dada pelo banco, além de o acesso ao aplicativo não ser dos mais simples ou funcionar.

Lidiane Chaves, 38 anos, precisou ir até as agências da Caixa, para solucionar os impasses sobre o benefício. Desempregada e mãe solteira, ela não solicitou o auxílio por estar registrada no Cadastro Único, no entanto, não recebeu os R$ 600 no pagamento do primeiro grupo, que aconteceu no último dia (9).

Esse não foi um dos maiores problemas. Na última terça-feira (14), Lidiane verificou sua situação no aplicativo do auxílio e lá constava que ela havia sido aprovada, mas que o dinheiro seria depositado no Banco do Brasil. No entanto, ela possui uma conta poupança na Caixa.

"Eu  tenho conta poupança na Caixa Econômica, quando olhei, minha situação estava aprovada e o dinheiro seria depositado no Banco do Brasil. Não entendi, então, eu busquei saber de todas as formas porque o dinheiro estaria em outro banco. Liguei para todos os números disponíveis, mas não consegui falar com ninguém. Aí eu recorri as agências, mas também não consegui informação nenhuma", conta.

Na manhã de hoje (15), Lidiane averiguou novamente o aplicativo. Dessa vez, constava que ela estava aprovada, mas que o benefício seria creditado em uma nova poupança social da Caixa e que ela deveria baixar o aplicativo Caixa Tem. "Hoje, eu olhei e estava aprovada e era para baixar o aplicativo Caixa Tem, mas já baixei e não consegui olhar nada", comenta.

Em nota, a Caixa informou que tanto o site do auxílio como o 111 estão atualizados com as informações de pagamento desta semana. E, que por meio desses canais a população pode realizar a consulta para conhecer a data de pagamento do auxílio, caso seja elegível.

Segundo o banco, nesta quarta-feira (15), o benefício será creditado para 1,6 milhão de pessoas, que tem data de nascimento nos meses de fevereiro, março, abril e que recebem o benefício por meio da poupança digital. Tem direito a receber trabalhadores informais e mães solteiras que estavam com as informações em dias no CadÚnico e não fazem parte do Bolsa Família.